sexta-feira, 12 de junho de 2009

Cat Stevens - Father and Son

"Father and Son"(1970) é uma das canções mais carismáticas e bonitas de Cat Stevens, agora Yusuf Islam (desde que se converteu à religião muçulmana). Podem ver dois videoclips com a mesma canção: o primeiro com a versão original de 1970 e o segundo, já muito recente, com Cat Stevens já convertido ao islão, numa actuação ao vivo. Vale a pena ver, pois trata-se de uma das canções eternas da música pop/rock.



1 comentário:

Mara disse...

Cat Stevens , um dos tantos assuntos que foram abordados nas aulas de Geografia. Isto só demonstra o quanto numa aula se pode aprender...

Admiro bastante este ARTISTA, porque após se encontrar numa situação de risco de vida, quando este se encontrava enrolado pelas ondas do mar... viu que poderia não sair dali com vida, então naquele instante prometeu que se sobrevivesse iria deixar a música e converter-se ao Islão, uma vez que naquela altura andava a ler (alcorão) bastante sobre esta religião e até lhe tinha despertado um certo fascínio.
A verdade é que conseguiu sobreviver e tal como prometera converteu-se mesmo ao islamismo e passou a chamar-se Yusuf Islam.
Hoje não dá espectáculos grandiosas como outrora o fazia, este sempre teve receio do palco embora chegasse aos top´s dos top´s entre os anos 60 e 70. Foi um grande músico e hoje ainda continua a vender bastantes exemplares dessa época.
Hoje as músicas que faz são apenas para acções de beneficiência na sua comunidade, porque desde que se reconhece como pessoa o dinheiro pouco ou nada lhe interessa e a fama nunca lhe criou o delirio para ser alguém de topo. Se um dia já foi "um grande senhor da música" , isso apenas aconteceu pelo seu talento mas não por interesse na fama.
Criou escolas islâmicas em Londres, visto que ainda não existiam , para a sua comunidade.
Depois do 11 de Setembro, foi-lhe proíbida a entrada nos EUA , porque uma vez que Cat Stevens se converteu ao Islão estava este também na lista de suspeita terrotista. E foi a fim deste tema (terrorismo) que abordamos o nome deste grande senhor na aula, pois merece um grande reconhecimento por parte de todos os amantes da música. Porque todos nós hoje vemos milhares de pessoas a quererem crescer e serem conhecidos na mundo da música mas não vemos alguém de topo, com conta bancária recheada, fama por todo mundo, vendendo milhares de exemplares todos os anos,... querer desistir da música.
Incomodava-lhe o modo como as empresas discográfias vêem este modo prazeiroso (música) , um modo de ganhar dinheiro.
Tudo isto lhe apavorava, daí aproveitar o susto que quase lhe custou a vida para deixar a carreira musical.


Uma excelente escolha professor , deve continuar a dar a conhecer casos como deste grande Senhor !

Saudações :D