sábado, 27 de junho de 2009

Há dúvidas nos critérios de correcção do exame de Geografia A - 1ª Fase


Tal como já tinha referido no dia 19 deste mês, a questão 1 do grupo V não me parece bem formulada. E depois de ter tido conhecimento dos critérios de classificação as minhas dúvidas ainda aumentaram mais.

Hoje, 27 de Junho, saiu no jornal público uma notícia que vem dar-me razão. Os critérios de classificação referentes a essa pergunta não estão totalmente correctos. Passo a trancrever a notícia:



Uma das respostas certificadas em Geografia não estará correcta

O Gave recusa-se a comentar parecer que o PÚBLICO pediu a um climatologista e diz que não há erro. Professores falam em resposta "inadequada"Uma das respostas contidas nos critérios de correcção do exame de Geografia, realizado dia 19 por 18.264 alunos dos 11.º e 12.º anos, "não está correcta", confirmou ao PÚBLICO o climatologista e professor da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Carlos da Câmara. A Associação de Professores de Geografia já tinha feito saber, no seu parecer ao exame, que a resposta apresentada para o item 1 do Grupo V, a propósito do balanço energético do sistema Terra-Atmosfera, é "remota" face a uma das duas ilustrações para que remete a pergunta. O Gabinete de Avaliação Educacional (Gave) discorda. Numa nota enviada ao PÚBLICO, afirma-se que não existe erro. Acrescenta-se também que no parecer emitido pela Associação de Professores de Geografia "não se encontra qualquer referência a erro científico ou outro", mas não é feita qualquer menção ao problema levantado pela associação, que se poderá resumir assim: poderá a "redução da radiação ultravioleta" ser apresentada como um dos efeitos da nebulosidade? É uma resposta "inadequada", confirmou ontem ao PÚBLICO a presidente da associação, Emília Lemos. Dos quatro erros, lapsos ou gafes - a designação tem variado segundo o interlocutor - detectados nas provas da primeira fase dos exames nacionais do secundário, o de Geografia, a confirmar-se, será o mais gravoso, pois tem resultados na correcção da prova, o que não acontece com os registados nas provas de Biologia e Geologia, História e Física e Química. Carlos Câmara, que foi também presidente do Instituto de Meteorologia, não tem dúvidas: "No que respeita ao item 1 do grupo V, a questão parece querer abordar o papel geral das nuvens no balanço radiativo do sistema Terra-Atmosfera, ainda que a figura 5B se reporte a um caso particular de nuvens. Assim, nos critérios de correcção não está correcta a expressão 'redução da radiação ultravioleta'". Para apoiar esta sua conclusão, o climatologista cita um artigo publicado na revista da American Geophysical Union, onde se faz "um balanço 'sério' do estado da arte no que respeita ao papel das nuvens no balanço da radiação ultravioleta" e se conclui que as nuvens tanto podem ter um efeito redutor como ampliador da radiação ultravioleta. Há vários outros estudos no mesmo sentido, acrescenta Câmara, que frisa: "Nos critérios de correcção deveria, pois, ler-se 'redução/aumento da radiação ultravioleta (consoante o tipo de nuvem)'." "Parece-me que, pela sua relevância, se deveria explicitamente mencionar um outro processo: 'contribuição positiva ou negativa (consoante o tipo de nuvem) para o efeito de estufa'", acrescenta. O investigador considera também que neste grupo V existe uma "mistura de conceitos" de energia e radiação.

Questionado pelo PÚBLICO, o Gave respondeu o seguinte: "Quanto ao parecer de um 'especialista', 'professor universitário', verifica-se que a abordagem que este segue introduz considerações que se encontram muito para além do programa da disciplina e, consequentemente, do que se pode exigir a um aluno do ensino secundário. Por essa razão, o referido parecer - no que diz respeito à sua substância - não nos merece qualquer comentário."Num outro texto enviado ao PÚBLICO, o presidente do Gave, Pinto Ferreira, destacou a "exigência" e "complexidade" da tarefa de elaboração das provas, que classifica como "árdua". "As provas são elaboradas por equipas de professores [...] lideradas por um coordenador - que também é um professor [...]. Uma equipa de auditores científicos - professores universitários - analisa as provas em diversas ocasiões. As provas passam ainda pelas auditorias linguística, gráfica e de avaliação", descreve Pinto Ferreira. "Em sede de auditoria linguística pode ser sugerida uma forma de formular um item que parece menos prolixa do que a proposta" e "uma auditoria científica subsequente pode demonstrar que, embora a formulação seja mais simples, o item ficou prejudicado do ponto de vista de conteúdo", exemplifica, para explicar por que é que "as provas passam várias vezes pelo mesmo crivo de análise" e, "não raras vezes, uma questão proposta inicialmente é definitivamente abandonada".



É, no mínimo, lamentável que situações como esta continuem a acontecer no nosso país e que prejudicam tanto o trabalho e sucesso dos aunos como também o dos professores.

Quando saírem os resultados dos exames de Geografia A devem ter em conta estes argumentos no caso de terem sido prejudicados nesta questão e pretenderem pedir a reapreciação da vossa prova.

No post seguinte será apresentado o parecer a Associação de Professores de Geografia reltivo a toda a prova da 1ª Fase de geografia A.

2 comentários:

Mariana_Magalhães disse...

Realmente é uma pena que este género de situações aconteçam no nosso país.
Penso que alguns critérios de avaliação, de certa forma, desvalorizam os professores, quando acontece algo deste género.
Os professores é que dão as matérias, são eles que ensinam os alunos, logo penso que cada professor corrector deveria corrigir um exame de acordo com a sua percepção da matéria, de acordo com o que acha que está correcto ou errado.
Enfim, é este o nosso país, não há muito que se possa fazer.
Já agora, quero desejar ao senhor professor uma boas férias.

Mariana Magalhães

Eduardo Vales disse...

Obrigado Mariana. Desejo também boas férias para ti.