sábado, 2 de janeiro de 2010

A China inaugurou a linha ferroviária mais rápida do Mundo

A China afirma-se cada vez mais como uma superpotência mundial. A última evidência do poderio deste país foi a inauguração no passado dia 26 de Dezembro da linha ferroviária de transporte de passageiros entre Wuhan, no centro do país e Cantão, no sul, que passa a ser a mais rápida do mundo, com uma média de 350 km/hora.
A linha, de 1069 quilómetros de extensão, cujos trabalhos foram iniciados em 2005, é um dos troços da que, no futuro ligará Pequim a Cantão, capital da província de Guangdong, informou a agência oficial Nova China.
O trajecto far-se-á em três horas, em vez das anteriores dez.
"O comboio pode atingir os 394,2 km/hora, é o mais rápido do mundo em actividade", disse Zhang Shuguang, director do Gabinete de Transportes do Ministério dos Caminhos de Ferro.
A velocidade média dos comboios de alta velocidade é de 243 km/hora no Japão, 232 km/hora na Alemanha e 277 km/hora em França, segundo a Nova China.

Fonte: Lusa

1 comentário:

Anónimo disse...

Espero que a CP veja o exemplo que é a China no que toca às linhas férreas e pense bem na qualidade das que temos actualmente no nosso país. Aliás até só tem é encerrado certas linhas em determinadas zonas o que é triste porque nem as aproveitam para o turismo, o que é triste e vergonhoso para mim enquanto cidadão portugues...