sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Novos veículos «tram train» começam hoje a circular no metro do Porto


A nova frota de 30 veículos «tram train» inicia, esta sexta-feira, a operação comercial na rede do metro do Porto. Os novos veículos representam um investimento de 115 milhões de euros e vão servir a linha vermelha, entre a Trindade e a Póvoa do Varzim. O porta-voz da Metro do Porto, Jorge Morgado, avançou à TSF que os clientes deste traçado, o mais extenso da rede, vão ganhar em «conforto e comodidade».

Os 30 veículos «tram train» deviam ter sido inaugurados em Outubro, mas começam esta sexta-feira a circular no metro do Porto. Os novos veículos vão custar 115 milhões de euros e servem a linha vermelha, entre a Trindade e a Póvoa do Varzim.

O porta-voz da empresa Metro do Porto explicou à TSF que estes são veículos «altamente sofisticados, ambientalmente muito evoluídos, e tecnologicamente são do mais avançado que existe actualmente».

Jorge Morgado assegurou ainda que, «do ponto de vista que mais interessa», o do utilizador, os «tram train» vão proporcionar «níveis de conforto e comodidade únicos em termos de transportes públicos».

Numa primeira fase, os «tram train» passam a ligar o Porto à Póvoa do Varzim, mas posteriormente vão alargar-se à linha verde, que termina no concelho da Maia.

«Nestes veículos temos 100 lugares sentados, uma locação um pouco diferente, destinada a percursos mais extensos, em que as pessoas fazem grande parte da viagem sentadas», explicou Jorge Morgado.

O ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações inaugura esta sexta-feira os novos veículos do metro do Porto e preside à apresentação do Plano Estratégico do Porto de Viana do Castelo, onde está prevista uma concentração contra as portagens na A28.

Fonte: http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Vida/Interior.aspx?content_id=1464889

1 comentário:

Anónimo disse...

Os "tram train" já eram suposto estar a circular no mês de Outubro como diz aqui no blog e muito bem. Eu já fui cliente quase assíduo da Metro do Porto e, na Trindade, cheguei a visitar que estava lá em exposição este novo veículo, esteticamente agradável, confortável e, segundo diziam mais rápido atingindo velocidades superiores aos 80 km limitados pelos outros veículos que circulavam e que ainda circulam noutras linhas. De facto, como estava previsto, este transporte ia começar a ser utilizado na linha vermelha (Trindade-Póvoa de Varzim) e, posteriormente, alargar a outras linhas seguindo-se já planeado a linha C (Maia) que vai até ao ISMAI. Isso seria óptimo pelo menos para mim, adepto da intermodalidade e, como posso optar o metro ao bus para ir até à Rádio onde estagio, irei beneficiar do conforto e comodidade dos "tram train". É de salientar que só na linha vermelha a tal da Póvoa de Varzim com o serviço EXPRESSO é que poderão ser atingidas as velocidades que o novo veículo permite alcançar!