segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

4G: a revolucão dos telemóveis


A rede 4G permite navegar a uma velocidade 100 vezes superior à da 3G


Está quase a chegar a nova sensação tecnológica que promete revolucionar as comunicações móveis. A 4ª geração de telemóveis vai ficar ao alcance dos consumidores nos próximos tempos.vejam a notícia do JN on line publicada hoje:



A tecnologia 4G transformará os telemóveis em autênticos computadores sem fios. A informação vai passar a estar ainda mais acessível através de uma rede de internet aberta, sem fios, que ultrapassa até cem vezes a rede da 3ª geração.

Daqui resulta que as velocidades de transferência de conteúdos serão muito superiores. Os utilizadores terão mais acesso a mais conteúdos, através de melhores suportes.

Também será possível incluir novas funcionalidades e novidades, actualizando permanentemente os aparelhos, sem que para isso seja necessário adquirir um novo telemóvel.

O investimento das grandes operadoras já ultrapassa os milhões. Nos EUA, a operadora Verizon prepara-se para o lançamento comercial em 2011, uma vez que a respectiva rede de 4ª geração se encontrará operacional ainda este ano. A AT&T, operadora responsável pelo serviço de internet 3G do aclamado iPad tablet, vai também investir na nova rede de telecomunicações.

A empresa norte-americana Sprint lançou o telemóvel Overdrive na véspera da CES 2010, a maior montra para as novidades da electrónica. Este aparelho suporta a rede 4G.

Em Portugal, a wTVision, empresa fornacedora de tecnologia e serviços na área do infografismo, já está a ponderar a sua entrada no mercado do 4G. A tecnologia permite fazer chegar novos conteúdos a novos públicos e a empresa pretende tirar partido disto mesmo.

Através do 4G será possível produzir televisão num novo formato, “democratizando uma produção que tem actualmente custos exorbitantes”, afirmou o director técnico da wTVision, Alexandre Fraser, em declarações à agência Lusa.

A revolução das redes móveis

Quando a revolução tecnológica "se deu a nível da fibra e do cabo, surgiu o Meo, porque está ao alcance da Internet fixa transmitir vídeo com alta definição por uma linha de Internet".

"Na quarta geração, a revolução que se deu na rede fixa vai acontecer na rede móvel. É perfeitamente viável que passemos a ter um operador de televisão totalmente móvel e uma nova concorrência do Meo e da Zon, baseada num circuito puramente wireless [sem fios]", avança.

A União Europeia está a aplicar, desde o início de janeiro, 18 milhões de euros suplementares na investigação das redes móveis 4G, capazes de permitir à Internet móvel velocidades até cem vezes superiores à das redes 3G, ou seja, cerca de um gigabit (mil megabits) por segundo.

Fonte: http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Tecnologia/Interior.aspx?content_id=1483952

Vejam agora um vídeo aluso ao 4G

Sem comentários: