quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

VW Autoeuropa vai produzir o modelo sucessor do monovolume Sharan


Eis uma excelente notícia para a Autoeuropa e para a economia portuguesa: a Volkswagen anunciou que o modelo sucessor do monovolume VW Sharan, que será apresentado no dia 1 de Março no salão automóvel de Genebra, vai ser produzido em Portugal na Autoeuropa, localizada em Palmela (distrito de Setúbal). É de recordar que a Autoeuropa, empresa do grupo alemão Volkswagen, é muito importante para a economia portuguesa pois fabrica os conhecidos modelos Sharan, EOS, Scirocco e Alhambra sendo o último da marca Seat e representa mais de 2% do PIB e de 10% das exportações portuguesas. A Autoeuropa emprega mais de 3200 trabalhadores especializados (muitos deles engenheiros) e o parque industrial envolve várias outras empresas com mais alguns milhares de trabalhadores, como por exemplo a Webasto, que produz a capota rígida do novo cabriolet. Para além disso muitas empresas portuguesas fornecem diferentes peças para a Autoeuropa.

Vejam a notícia de hoje do Público on line:



Ao fim de cerca de um ano de espera, a fábrica portuguesa da VW garante a produção do sucessor do Sharan, cuja data para entrada em linha de produção deverá ser anunciada pelo construtor alemão em Genebra.

Face aos prazos habituais seguidos pela indústria automóvel, é previsível que o novo Sharan entre em produção no segundo semestre do ano. A porta-voz da VW Autoeuropa não avança datas, reservando-as para o salão e sublinhando que será sobretudo o trabalho de marketing que antecede o lançamento do veículo a determinar prazos.

Este novo veículo vem criar um novo fôlego na maior fábrica do país, embora os números da administração da unidade bem como os dos trabalhadores, conhecidos nos úlrimos meses, coincidam num ponto: o novo Sharan não vai bastar para ocupar toda a capacidade de produção instalada na VW Autoeuropa, pelo que necessita de um quarto modelo para se tornar uma fábrica rentável.

As previsões apontam para que, com o novo Sharan, a produção ocupe apenas 55 por cento da capacidade, usando a linha única em que a VW investiu e preparou até ao final do ano passado. A conquista de um quarto modelo continua a ser, no entanto, a grande incógnita da unidade de Palmela.

A fábrica produziu 86 mil Sharan, Alhambra, Eos e Scirocco em 2009, dos quais mais de 20 mil foram monovolumes (Sharan e Alhambra).

Em comunicado, a Comissão de Trabalhadores (CT) declara ter sido informada pela administração de uma revisão em ligeira alta da previsão de produção para 2010, passando de 97 986 para 98 658 unidades. Para cumprir estes números, não está previsto o recurso ao trabalho ao sábado.

No próximo dia 3 de Março, a fábrica assinalará o fim da produção dos modelos actuais do monovolume e apresentará o novo projecto.

Após a semana 10, a produção diária será de 410 carros, de modo a “garantir todos os postos de trabalho e estabilizar o emprego”, diz a CT.


Fonte: http://economia.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1424417

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