quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Pecuária: Dezenas de vacas aparecem mortas em explorações agrícolas do norte alentejano


Dezenas de vacas estão a aparecer mortas em explorações agrícolas na zona de Nisa (Portalegre), deixando os agricultores "desesperados" e sem encontrar explicações junto dos veterinários. "As vacas estão bem, estão a comer e de um momento para o outro deitam-se e já não se levantam", explicou hoje à agência Lusa João Ribeirinho, agricultor há vários anos em Nisa. "Não sei o que se passa, o que sei é que já chamei dois veterinários e não sabem dizer absolutamente nada sobre este caso", salientou. João Ribeirinho disse que já viu morrer, num curto espaço de tempo, "sete vacas" na sua exploração, adiantando que, no concelho de Nisa, nos últimos tempos, já terão morrido "mais de 500 vacas". (RTP.pt, 10.02.09)


Podem ler a notícia na íntegra em: http://www.newstin.com.pt/related.a?edition=pt&group_id=pt-010-000811014&similarFilter=ALL

Mais um problema para a nossa pecuária!

1 comentário:

Mara disse...

Ao que parece o ministro da agricultura, Jaime Silva, admitiu hoje a adopção de medidas para responder à elevada taxa de mortalidade de gado.
Especula-se ainda que a causa deste elevado número de mortalidade animal, no Alentejo , seja a doença da leptospira (é uma doença bacteriana que ocorre quando alguns animais entram em contato com alimentos armazenados em depósitos não devidamente isolados).
Jaime Silva referiu também que "há uma vacina para a doença da leptospira, que é muito utilizada pelos produtores nacionais que têm os seus animais em zonas de chuva e de muita água no solo".
"Mas esse não é o caso da zona Norte do Alentejo, que é uma região de sequeiro", reconheceu.
É inevitável um apoio forte e análises de modo a combater estas fatalidades deixando a oratória partindo para a acção.