terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Dia Aberto da FDUP

Faculdade de Direito da Universidade do Porto



Na sequência da actividade desenvolvida na aula de hoje no 12ºI, em Geografia C, o Vasco enviou-me um mail dando notícia que no dia 14 de Março a Faculdade de Direito da Universidade do Porto vai organizar o "Dia Aberto da FDUP". No site da Faculdade encontrei a seguinte informação:


A Faculdade de Direito da Universidade do Porto, instituição ao serviço do ensino, da investigação, da cultura e da formação integral dos seus estudantes, retomará, este ano, a iniciativa "Dia Aberto da FDUP".

Esta iniciativa visa abrir a Faculdade à comunidade e dar a conhecer, a todos quantos o desejem, a formação ministrada pela instituição, as saídas profissionais das Licenciaturas em Direito e em Criminologia (esta, pioneira no nosso país), os projectos de investigação em curso e os equipamentos ao dispor da comunidade. Assim, no próximo dia 10 de Março de 2010 (4ª feira), a partir das 15h00, os estudantes dos 9º aos 12º anos de escolaridade são convidados a descobrir esta Instituição. Para além da visita às instalações, terá lugar uma pequena palestra sobre as temáticas acima referidas, com presença de alunos da FDUP e de vários profissionais ligados às múltiplas áreas de saídas do mercado de trabalho.

Mais informações poderão ser obtidas junto do Gabinete de Relações com o Exterior da FDUP: Dra. Manuela Santos / D.ª Susana Silva

Telf.: 22 204 16 74/73

E-mail: https://sigarra.up.pt/fdup/manuela@direito.up.pt


Já agora, gostaram do encontro que tiveram com os meus ex-alunos Vasco e Ricardo?

5 comentários:

Cátia Cunha disse...

Professor, antes de mais, enganou-se na nossa turma - escreveu 12ºC, mas somos 12ºI!

em relação à aula de hoje, eu penso que foi de uma máxima importância ter aqueles dois alunos a falar das suas experiências pessoais. A maior parte de nós deseja ir para a faculdade em Setembro, mas essa perspectiva é tão assustadora, tão nova, que qualquer opinião que possamos receber é preciosa. O Vasco e o Ricardo foram ambos muito simpáticos, e honesto acima de tudo, e explicaram-nos muito bem como é ser um universitário.
é claro que, depois de tudo o que ouvimos, ficamos todos aterrorizados, mas no fundo, ouvir pessoas quase da nossa idade a partilhar experiências é muito, muito enriquecedor para nós.
Muito obrigado por ter "desperdiçado" uma aula e ter convidado os seus antigos alunos a falar connosco.

Cátia Cunha

Eduardo Vales disse...

Tens razão Cátia. Confundi a letra que identifica a turma (I) com a letra que identifica a diciplina (C). É o cansaço que conduz a situações de desconcentração. Já corrigi o erro. Obrigado pelo aviso.

Vasco PS disse...

Olá novamente,

Eu não tinha intenção de vos assustar. A realidade universitária é bastante diferente da que vivemos no secundário, daí que se tenha que aproveitar muito bem esses anos na ESRT. Depois, na faculdade, dependendo do trabalho e do esforço, o nosso percurso será mais ou menos aquilo que queremos. O que eu quis sobretudo foi alertar para o facto que, quando se sai para o mundo do trabalho, não conta assim tanto a vossa média face a outras experiências em que se tenham envolvido quer no secundário quer, especialmente na faculdade. Por isso, espero que possam vir visitar a FDUP, para terem uma visão do que é um estabelecimento de ensino superior. Penso que seria uma boa experiência para a vossa turma, independentemente do curso que queiram vir a seguir.

Cumprimentos,

Vasco Silva

MariaCosta disse...

Olá professor.

Bem, estava aqui a ver as novidades do blog e este post interessou-me.
Realmente a realidade académica não é nada do que eu pensava e julgo que ninguém tem a noção exacta até lá chegar.
É uma experiência única e as dificuldades, sem dúvida, são bem maiores do que no Secundário.
Espero que esteja tudo bem com o professor :)

Felicidades,
Maria Costa

Diana Lemos disse...

Eu gostei muitos que estes dois antigos alunos fossem na nossa aula falar de como foi e é a sua experiência na faculdade.

Embora eu conheça muitas pessoas que estão na faculdade e elas me contem experiências semelhantes as que nós ouvimos, é sempre bom ver a prespectiva de outras pessoas.

Espero sinceramente ir ao dia aberto da FDUP, pois embora eu não queira ir para direito gostaria de conhecer a faculdade de onde saem grandes advogados do nosso país.

Diana Lemos