segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

"Quem quer ser Bilionário?" é o Melhor Filme e o grande vencedor da noite dos Óscares


"Quem quer ser Bilionário?" conquistou o Óscar de Melhor Filme, terminando a noite da 81.ª edição dos prémios da Academia como a película mais premiada, com oito estatuetas douradas, entre as quais a de Melhor Realizador (Danny Boyle) e Melhor Argumento Adaptado. Sean Penn, Kate Winslet, Penélope Cruz e o falecido Heath Ledger levaram os prémios de interpretação. A história de um rapaz dos bairros de lata de Mumbai que ganha um prémio milionário num concurso de televisão conquistou a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, deixando de fora dos principais prémios o recordista das nomeações do ano "O Estranho Caso de Benjamin Button" (13), que conquistou apenas três estatuetas, todos em categorias técnicas (caracterização, efeitos visuais e direcção artística)."Quem quer ser Bilionário" venceu ainda nas categorias de Melhor Fotografia, Som, Montagem, Banda Sonora Original e Canção Original.O segundo filme a receber mais estatuetas foi "O Estranho Caso de Benjamin Button", que levou para casa três prémios, os relativos a Melhor Cenografia, Maquilhagem e Efeitos Visuais. A película protagonizada por Brad Pitt, que saiu derrotado na categoria de Melhor Actor, tinha o maior número de nomeações, 13 no total. Numa cerimónia apresentada por Hugh Jackman, que rompeu com uma longa tradição de serem comediantes a desempenharem esse papel, "Bilionário" confirmou no Kodak Theatre em absoluto o seu favoritismo, tal como Kate Winslet, que com o seu papel de freira em "O Leitor" conquistou o seu primeiro Óscar, apenas à sua sexta nomeação, derrotando, entre outras, Meryl Streep que, com "Dúvida", somava este ano a sua 15ª nomeação. Menos esperado foi o triunfo de Sean Penn, que foi considerado o melhor actor por "Milk", em prejuízo de Mickey Rourke, que era o grande favorito entre os nomeados pelo seu "comeback" como lutador envelhecido em "O Wrestler" (que estreia em Portugal na próxima quinta-feira). O momento mais emotivo da noite aconteceu com a entrega do Óscar de melhor actor secundário a Heath Ledger, falecido há pouco mais de um ano com overdose de medicamentos, pelo seu Joker de "O Cavaleiro das Trevas". Ledger foi o segundo a receber um Óscar póstumo de interpretação, depois de Peter Finch, considerado o melhor actor de 1976 em "Escândalo na TV" dois meses depois da sua morte. A receber o prémio em nome de Heath Ledger esteve o seu pai, Kim. Penélope Cruz, por "Vicky Christina Barcelona", triunfou na categoria de melhor actriz secundária.A película "Departure" (Japão) foi distinguida com o Óscar para melhor filme em língua estrangeira. (Público, 23.02.09)


Lista completa dos vencedores dos Óscares nas 24 categorias

Actriz secundária: PENELOPE CRUZ (VICKY CRISTINA BARCELONA)

Argumento original: DUSTIN LANCE BLACK (MILK)

Argumento adaptado: SIMON BEAUFOY, QUEM QUER SER BILIONÁRIO?

Longa-metragem de animação: WALL-E

Curta-metragem de animação: LA MAISON EN PETITS CUBES

Cenografia: O ESTRANHO CASO DE BENJAMIN BUTTON

Figurinos: A DUQUESA

Maquilhagem: O ESTRANHO CASO DE BENJAMIN BUTTON

Fotografia: ANTHONY DOD MANTLE, QUEM QUER SER BILIONÁRIO?

Curta-metragem: THE PIG

Actor secundário: HEATH LEDGER, O CAVALEIRO DAS TREVAS

Documentário de longa-metragem: HOMEM NO ARAME

Documentário de curta-metragem: SMILE PINKY

Efeitos Visuais: O ESTRANHO CASO DE BENJAMIN BUTTON

Efeitos Sonoros: O CAVALEIRO DAS TREVAS

Som: QUEM QUER SER BILIONÁRIO?

Montagem: QUEM QUER SER BILIONÁRIO?

Banda Sonora Original: QUEM QUER SER BILIONÁRIO?

Canção Original: QUEM QUER SER BILIONÁRIO?

Filme Estrangeiro: DEPARTURE (Japão)

Melhor Realizador: DANNY BOYLE (QUEM QUER SER BILIONÁRIO?)

Melhor Actriz: KATE WINSLET (O LEITOR)

Melhor Actor: SEAN PENN (MILK)

Melhor Filme: QUEM QUER SER MILIONÁRIO?


Fonte: http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1366313&idCanal=14

1 comentário:

Unknown disse...

O Óscar é o nome pelo qual são popularmente conhecidos os prémios da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos da América, fundada em Los Angeles, na Califórnia, em 11 de Maio de 1927.
Esta é talvez a festa mais conhecida em todo o mundo, a mais esperada a cada ano que passa e a que tem a passadeira vermelha mais famosa.
É marcada por ambientes de luxo, de grande requinte, fotógrafos e câmaras em todo o lado, vestidos enormes e da autoria de grandes estilistas,...
Deve ser um evento espectacular.