segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Três jovens italianos queimaram imigrante indiano “por diversão”


Ataque perto de Roma


Um imigrante indiano está hospitalizado em Roma depois de ter ficado gravemente queimado na madrugada de domingo, quando três jovens, incluindo um menor, o atacaram enquanto dormia na estação de comboio de Nettuno, no litoral a Sul da capital de Itália. “Regámo-lo com gasolina só para nos divertirmos. Queríamos saber quanto durava e era-nos indiferente se ele era negro ou romeno”, afirmou um dos jovens detidos.Os três explicaram à polícia que queriam “experimentar algo novo” e foi “por diversão” e sem planearem que queimaram o jovem sem-abrigo de 35 anos, cita o site do diário espanhol El Mundo. O responsável dos carabineiros da região, Vittorio Tomasone, afirmou à agência Ansa que os agressores “não parecem ter agido por xenofobia”. “Eles tinham passado a noite a beber e a drogar-se e terão querido acabar a noite com um gesto forte, estridente. É assustador”, disse Tomasone. Num país em que tem sido aprovada legislação polémica sobre as comunidades ciganas e os imigrantes e vários casos têm feito temer uma vaga de racismo, o líder da oposição de centro-esquerda, Walter Veltroni, afirmou que o que aconteceu em Nettuno é fruto de “preconceitos xenófobos” e de um clima de medo e ódio criado por alguns sectores políticos. E também o presidente do Senado, Renato Schifani, da maioria de direita, condenou a agressão e exortou a sociedade italiana a “isolar, condenar e reprimir” episódios destes. (Público, 02.02.09)


Inacreditável, ou talvez não?

9 comentários:

Joana Couto disse...

Penso que este tipo de notícias não tem comentários possiveis,porque realmente estes actos são desumanos, parecem surreais!

Matar por matar? Não tem qualquer tipo de lógica, mas enfim, são mentalidades, que eu pessoalmente reprovo!

Daniel12H disse...

e incompreensivel e vergonhozo para a juventude dos tempos modernos este tipo vandalos adolescentes...

como é possivel que os jovens de hoje divertimento com actos criminais :S

por isso e que hoje cada vez ha mais medo em sair a rua e mais medo em fazer viagens internacionais nunca sabemos o que pode acontecer ! e triste!

para além de poder ser considerado por muitos um acto xénofobo mais grave será dizer que se passou num país de elite no sr dontinente europeu!

É a vergonha e a tristeza!

Cristiana Alves disse...

É completamente inacreditável o que foram capazes de fazer !
Queimar uma pessoa apenas por diversão?! É um absurdo actos destes !
No meu ver acho que qualquer que seja a punição que estes jovens tenham que pagar nunca será capaz de ser tão doloroso como o sofrimento do senhor que foi queimado !
Realmente, com mentes tão cruéis como estas,não sei qual será o futuro deste nosso mundo!

Cristiana Alves
12ºH

MárciaFilipa disse...

Hoje em dia, ja nada me choca, sinceramente, porque cada vez mais pressensiamos situações de desrespeito pelos direitos humanos, guerras, situações de xenofobia e racismo.
Os jovens da sociedade actual, na sua maioria, são mal educados, não respeitam o outro e discriminam ao máximo.
Estas situações ja partem da natureza da sua educação e dos seus principios, e provalmente estes jovens italianos não tinham o minimo de escrupulos e dignidade.
Na verdade, são factos que revoltam qualquer cidadão responsável e digno, mas estas coisas já começam a ser um hábito, sendo de facto bastante preocupante!

Anónimo disse...

Fiquei chocado ao ler esta notícia!
Que situação caricata...

Tal como algumas pessoas aqui disseram e muito bem, estas situações são vergonhosas...

Não encontro outra explicação, ISTO É PURO RACISMO!!! ( O racismo é a tendência do pensamento, ou do modo de pensar em que se dá grande importância à noção da existência de raças humanas distintas e superiores umas às outras. Onde existe a convicção de que alguns indivíduos e sua relação entre características físicas hereditárias, e determinados traços de caráter e inteligência ou manifestações culturais, são superiores a outros).

Queimar alguém por diversão???? Onde é que já se viu... Eu já vi situações semelhantes, mas nos filmes!! Não aqui no mundo real, aquele que vivemos!!

Telmo Oliveira
11ºI

Anónimo disse...

É chocante este acontecimento e é chocante a quantidade de estupidez junta por parte destas pessoas.
Não têm noção do que fazem?! Não têm noção dos seus actos e das próprias consequências?!
Considero este acto um acto puro de ignorância por parte destes jovens que ou pouco ou nada devem ter na cabeça.
Este tipo de situações nem parecem reais mas o inacreditável é afirmarem que apenas o fizeram por diversão.
Que tipo de pessoa queima outra por pura diversão? Uma pessoa louca, só pode. Neste caso, são logo três pessoas loucas.
Sinceramente, esta sociedade, nomeadamente a juventude, é caracterizada pela falta de respeito.
Relativamente ao castigo ou punição, concordo com a minha colega Cristiana Alves, infelizmente penso que não há castigo aplicável que possa implicar o sofrimento pelo qual o pobre homem passou.
Enfim, quando é que estas pessoas crescem e deixam de ser imaturas??

Mariana Magalhães
12ºH nº22

ClaudiaSilva disse...

Fiquei no mínimo chocada ao ler este post. “Regámo-lo com gasolina só para nos divertirmos” ou “experimentar algo novo” ou “por diversão”. O que é isto? Em que mundo estamos nós? Onde estão os direitos humanos? É a isto que chamam liberdade?
Acto como a própria Joana disse desumanos. É difícil de acreditar que pessoas, ou coisas a que se chamam pessoas tenham tido a mentalidade e essencialmente a coragem de fazer o que fizeram. Era necessário mesmo ter uma grande quantidade de álcool e droga no organismo para cometer tal fatalidade, e mesmo assim, não sei.
Onde é que o mundo vai parar?

Anónimo disse...

Esta noticia é simplesmente chocante, como é possivel alguem se divertir queimando um ser humano?? é simplesmente inacreditavel que nos dias de hoje ainda exista pessoas assim e inda para mais sendo jovens já que é suposto os jovens serem o futuro o que torna mais assustador e terrivel...
Eu sendo jovem acho este acto é simplesmente horrivel e enfim não há palavras pa descrever este acto inacreditavel!!!!!

Maria Ferreira
12ºH

Anónimo disse...

Esta notícia, como ja foi referido atrás, e realmente chocante.
Queimar uma pessoa por diversão? é um acto completamente estúpido e de pura xenofobia e racismo.

Apesar de na notícia dizer que o responsável dos carabineiros da região ter dito que estes rapazes não agiram por xenofobia, porque tinham passado a noite a beber e mais não sei que, acho que isso não justifica o facto de terem queimado um imigrante indiano.

Se eles próprios afirmam que o fizeram para se divertirem e para experimentarem algo novo, na minha opinião este foi um acto xenófobo.

Cristiana Martins, 12ºH