sexta-feira, 9 de abril de 2010



100 mil visitas no blogue!



É com muita satisfação que, depois de ter estado alguns dias fora (em Santiago de Compostela), constato que o contador de visitas do blogue atinguiu e ultrapassou as primeiras 100 mil visitas. É extraordinário que um pequeno blogue, como este, feito por um professor do ensino secundário e dirigido essencialmente aos seus alunos (e ex-alunos) da Escola Secundária de Rio Tinto, sem qualquer tipo de publicidade exterior à Escola, tenha chegado às 100 mil visitas ao fim de 2 anos e três meses, desde que foi instalado o contador de visitas. Pelas minhas contas o blogue conta com uma média de 150 visitantes por dia e cerca de 45 mil por ano. É, de facto, gratificante constatar o interesse que este "Um Mundo Global" tem suscitado. Recentemente instalei um dispositivo no blogue que aparece no lado direito do ecrã com um número num pequeno rectângulo de fundo vermelho. O número que aparece corresponde ao número de visitantes do blogue que se encontram on line. Se clicarem nesse número (funciona também como link ao site "Whos.amoung.us") vai aparecer uma página que funciona como uma espécie de relatório da actividade do blogue, informando o número de utilizadores on line e o número de pessoas que acederam ao site ao longo das últimas 24 horas, bem como a localização geográfica, num mapa mundi, desses utilizadores e, ainda, quais os conteúdos visitados e até copiados nas últimas horas. É incrivel constatar que o blogue é regularmente visitado por muita gente que não tem nada a ver com a Escola Secundária de Rio Tinto. Há muitos pessoas que acedem ao blogue de diversos pontos do nosso país mas também de outros países, como o Brasil (a grande maioria), Angola, Moçambique, Cabo Verde, Espanha, EUA, França, Argentina, Suiça, Alemanha, Reino Unido, Irlanda e até das Filipinas. Sinceramente não esperava tanto sucesso. O Blogue conta ainda com seis seguidores formais.

Os conteúdos do Blogue, inicialmente limitados às questões da globalização, da geopolítica mundial e do ambiente (associados aos conteúdos programáticos da disciplina de Geografia C do 12º ano), foram sendo progressivamente diversificados, procurando desta forma atrair o interesse e a participação de mais alunos de outros anos de escolaridade. A grande preocupação pelos assuntos geográficos deste Mundo Global continua a ser central neste blogue. No entanto, outros assuntos têm cada vez mais espaço e atenção, nomeadamente aqueles que estão mais relacionados com os jovens e com as suas preocupações. O blogue também passou a contar com videoclips, trailers de filmes, publicidade criativa, cartoons e referência a livros, a lugares e a grandes eventos culturais. Tem havido, também, uma crescente preocupação com a transmissão de princípios e valores positivos com o objectivo de contribuir para a formação de cidadãos mais conscientes do mundo que os rodeia.

Os dois primeiros anos lectivos foram fantásticos quanto à quantidade e qualidade da participação dos alunos, através dos seus comentários. Infelizmente, neste último ano lectivo, os comentários têm vindo a diminuir progressivamente.É certo que o número de pessoas que visita o blogue não tem parado de crescer, mas isso não me satisfaz totalmente. Um verdadeiro blogue vive dos comentários, já que é um espaço interactivo de discussão e partilha de ideias. O meu maior desejo é que este blogue volte a despertar esse espírito de participação e de discussão e que surjam cada vez mais comentários. Fica então este desafio a todos os que visitam regularmente ou ocasionalmente o blogue. Já agora, serão sempre bem-vindas todas as sugestões e críticas construtivas que tenham como objectivo a melhoria do blogue. Este só faz sentido com a participação efectiva/activa de todos.

Para terminar, o meu muito obrigado a todos os que ao longo destes quase dois anos e meio visitaram e participaram neste blogue e que contribuiram para que ele fosse um sucesso.

Sem comentários: