sábado, 10 de abril de 2010

Santiago de Compostela - Xacobeu 2010


Como já referi no post anterior, estive alguns dias (dois) em Santiago de Compostela. Para mim, estar em Santiago de Compostela é sempre um grande prazer. É, sem dúvida, uma das três cidades da minha vida, juntamente com Londres e, obviamente, o Porto. Sem exagerar já lá estive mais de vinte vezes. É raro o ano em que não vá lá, pelo menos uma vez. Sinto-me como se estivesse em casa. Tal como o Porto, Santiago é uma cidade granítica, em que a tonalidade dominante é o cinzento. Tal como o Porto, Santiago é uma cidade muito húmida com elevadas quantidades de precipitação e com temperaturas amenas. Santiago é a capital da Galiza (região autónoma de Espanha), uma região que fala uma língua, o galego, que é muito parecida com o português, já que ambas as línguas derivam de uma língua comum, o galaico-português, que era falado nos dois lados das actuais fronteiras. Recordo, ainda, que no passado a Galiza e o Norte de Portugal faziam parte de um mesmo território, durante a época do Reino dos Suevos e, mais tarde, no Reino Visigótico, ainda antes da formação do Reino de Portugal. Daí a grande proximidade cultural (já para não falar na proximidade geográfica, climática, orográfica e paisagística) entre os povos da Galiza e do Norte de Portugal que explica a existência de traços culturais comuns ou muito parecidos: expressões linguísticas, tradições, arquitectura rural e paisagem rural, etc. Daí a minha sensação de sentir-me em casa em Santiago de Compostela.


Santiago de Compostela, Cidade Património Mundial (classificação da UNESCO) tem um centro histórico riquíssimo, onde se destaca a famosa Catedral que continua a ser o destino de milhares e milhares de peregrinos de todo o Mundo que, desde a Idade Média, continuam a percorrer a pé (ou de bicicleta, cavalo ou de carro) os diferentes caminhos que têm origem em diferentes pontos da Europa, nomeadamente de Portugal, de maneira a depararem-se com o manto de São Tiago, um dos apóstolos de Jesus Cristo, cujo corpo se diz que foi trasladado para aquele lugar. As peregrinações a santiago de Compostela fizeram desta cidade uma Cidade do Mundo, pois encontramos gente de todo o lado. Tive a oportunidade de assistir, na catedral a uma missa (das doze horas) dedicada aos peregrinos que chegaram à cidade nesse mesmo dia. É impressionante constatar a felecidade que é visível nos rostos destas pessoas, a maioria jovens, que conseguiram fazer o caminho a pé, muitos deles desde a fronteira de Espanha com França, através do famoso Caminho Francês, que absorve a maioria dos caminhos vindos do continente europeu, a partir de Saint-Jean-Pied-de-Port, que entra em Espanha por Roncesvalles, no sopé dos Pirenéus, e de lá segue por cerca de 800 quilómetros até Compostela. A cerimónia termina com um momento fantástico, o Botafumeiro, que é um grande incensório (é o maior do mundo) de latão banhado em prata, que pesa 62 kg vazio e mede 1,60 m de altura, suspenso por uma corda e que no final de determinadas celebrações eucarísticas percorre em movimento pendular pela nave lateral do Altar Mor da Catedral de Santiago de Compostela. Reza a lenda que este ritual foi criado na Idade Média, quando os peregrinos chegavam à catedral com poucas condições de higiene. O cheiro era insuportável, e a missa, com vários peregrinos "naquelas condições", devia ter quase o odor do inferno... Então, a solução foi criar a "tradição" do Botafumeiro peregrino, algo como uma aromaterapia medieval.... Hoje em dia constitui uma das grandes atracções turísticas da cidade.

Para além da Catedral, são de destacar as belas praças medievais da cidade como a de Obradoiro, em frente à catedral, a de Quintana e a do Toural que se destacam num conjunto urbano onde predominam as ruas muito estreitas. Destaco ainda os edifícios da Universidade de Santiago de Compostela, uma das mais antigas e prestigiadas da Europa e que contribuiu para que esta cidade se tornasse um grande centro cultural a nível europeu.

Para terminar, queria ainda fazer referência à riqueza e diversidade da gastronomia da cidade e de toda a região galega. Predominam os petiscos (tapas) e os pratos relacionados com o peixe e os mariscos devido à proximidade da costa e das Rias Galegas. Destaco o pulpo (polvo), os chipiróns (lulas pequenas fritas), a parrilada (sortido de peixe e marisco grelhado), a empanada galega (espécie de bola de atúm ou de bacalhau), os pimentos de Padrón e, ainda, o lacón (perna de porco) com grelos e a tarta de Santiago (tarte de amêndoa).

Enfim, Santiago de compostela é uma cidade muito interessante que vale a pena conhecer especialmente este ano por se tratar de um ano Xacobeu, ou seja ano santo composteliano, pelo facto de o dia de S. Tiago (25 de Julho) coincidir com um Domingo. Os anos Xacobeu constituem um grande evento cultural à escala europeia, pois estão associados a uma intensa actividade cultural, ao longo de todo o ano, com um elevadíssimo número de espectáculos musicais, de teatro, de dança e exposições. Santiago fica apenas a cerca de 250 quilómetros do Porto, ou seja, a pouco mais de duas horas por auto-estrada. Podem acompanhar a programação cultural do Xacobeu 2010 aqui.

Fiquem agoram com alguns vídeos alusivos a Santiago de Compostela, nomeadamente à cidade, à catedral e à cerimónia do Botafumeiro e, ainda, ao Xacobeu 2010.











Sem comentários: