quinta-feira, 22 de abril de 2010

Campanha 1GOAL da FIFA quer educação para todos


A FIFA está a organizar uma ambiciosa campanha educacional denominada por 1GOAL que tem como objectivo mudar a vida de crianças que vivem na pobreza, constituíndo uma estratégia para tornar possível o cumprimento do primeiro dos chamados Objectivos de Desenvolvimento do Milénio, documento que foi assinado pelos líderes políticos mundiais no ano 2000: educação para todas as crianças do planeta.

Leiam de seguida o artigo do site da FIFA sobre esta campanha meritória.


Em 2000, num esforço sem precedentes, os líderes políticos de todos os países do mundo e os directores das principais instituições de desenvolvimento uniram-se para adotar os oito Objectivos de Desenvolvimento do Milénio das Nações Unidas e comprometeram-se a suprir as necessidades dos pobres e oferecer educação a todas as crianças até 2015. Desde então, e em função das medidas de governos e cidadãos, aumentou em 40 milhões o número de crianças que podem ir à escola. Mesmo assim, 75 milhões de crianças ainda não têm acesso à educação.

A campanha 1GOAL busca mobilizar a opinião pública para cobrar aos governos as suas promessas e permitir que cada criança tenha o seu lugar numa sala de aula até 2015. A campanha 1GOAL faz parte de uma importante iniciativa educacional global, a "Turma de 2015", lançada na cúpula da ONU em Nova York em setembro de 2008. Entre os que assinaram o lançamento da Turma de 2015 estão Bono, Sir Bob Geldof, Gordon Brown (primeiro-ministro do Reino Unido), Durão Barroso (presidente da Comissão Europeia), Kevin Rudd (primeiro-ministro da Austrália) e a Rainha Rania da Jordânia.

A FIFA uniu-se à Turma de 2015 e apoia a campanha 1GOAL com a promessa do seu presidente, Joseph S. Blatter, de deixar um legado duradouro em prol da educação na África e no resto do mundo. A FIFA apoia a campanha 1GOAL e a meta de oferecer educação básica a todas as crianças do mundo. A educação também é um elemento central da Campanha Oficial do Campionato do Mundo da FIFA 2010, "20 Centros para 2010".

Segundo Blatter, "a FIFA aspira melhorar constantemente o futebol e promovê-lo mundialmente à luz dos seus valores unificadores, educacionais, culturais e humanitários, particularmente através de programas para a juventude e o desenvolvimento". Afirmou também que, "apoiando a campanha 1GOAL e por meio da campanha 20 Centros para 2010, a FIFA contribuirá para levar a educação a todos".

A campanha oficial da Copa do Mundo da FIFA 2010 África do Sul, 20 Centros para 2010, tem o objectivo de construir 20 centros comunitários "Football for Hope" na África do Sul, Mali, Gana, Quénia, Ruanda, Namíbia e outras localidades de África que ainda não foram definidas. Os centros serão direccionados aos problemas sociais locais em áreas prejudicadas e procurarão melhorar os serviços de educação e saúde oferecidos aos jovens. Terão salas para atendimento de saúde e educação informal, espaços comerciais, salões de uso comum para reuniões da comunidade e um campo de futebol com relva sintética.

Em 2010, todos os olhares do mundo estarão voltados à África, e o futebol irá transformar-se no assunto favorito com a chegada de seleções de todos os continentes para competirem pelo troféu. Com o Campionato do Mundo da FIFA África do Sul 2010 e os seus projectos sociais em África, a FIFA compromete-se a contribuir com a educação no continente, promovendo a consciencialização sobre os problemas e necessidades e deixando um duradouro legado por muito tempo após o apito final.

A campanha 1GOAL foi lançada oficialmente no passado dia 20 de Abril no Estádio de Wembley, em Londres, na presença da rainha Rania da Jordânia, do ex-jogador inglês Gary Lineker, do capitão sul-africano Aaron Mokoena, do defesa Silvestre (Arsenal) e do gerente de responsabilidade social corporativa da FIFA, Federico Addiechi, entre outros.

Fonte: http://pt.fifa.com/newscentre/news/newsid=1125731.html


Vejam de seguida um vídeo alusivo à campanha. Podem visitar o site oficial da campanha 1GOAL aqui.


Sem comentários: