sexta-feira, 16 de abril de 2010

Parecia um tornado mas foi uma tromba de água que assustou a zona ribeirinha de Lisboa

Tromba de água no estuário do Tejo


Anteontem em Lisboa e ontem em Tavira, no Algarve, ocorreu um fenómeno meteorológico que até há pouco tempo era muito raro no nosso país e que, nos últimos anos, tem surgido com maior frequência: trombas de água, tal como os tornados. Em Lisboa, na zona ribeirinha, uma tromba de água (que foi entendido erradamente pela população como um tornado) provocou alarme na população.

Vejam a notícia do Público:

"O céu ficou bastante escuro, vi o formato de um cogumelo, um funil. Só me fazia lembrar dos filmes americanos", recorda Nuno Grade, que almoçava num restaurante da zona de Santa Apolónia quando uma tromba de água se formou sobre o Tejo."Quando me apercebi que ia haver chuva comecei a arrumar a esplanada", contou Margarida Cruz, empregada da pizzaria Casa Nova. Um colega alertou-a para algo diferente: "Olha ali um tornado." Primeiro, formou-se um funil, depois desapareceu e voltou a formar-se no meio do Tejo em direcção a terra, mas acabou por se dissipar. Não sem antes ter sido fotografado e filmado, imagens que rapidamente apareceram em sites de partilha e de informação e redes sociais na Internet.Miguel Cardoso tinha saído do trabalho na pizzaria quando começou "a sentir um vento brutal dentro do carro". Constatou então que o vidro traseiro estava partido. "Só me apercebi do que se estava a passar quando comecei a ver caixotes do lixo, cartões e cadeiras pelo ar". Pensou: "Tenho de sair daqui o mais rápido possível."

"Foi um fenómeno que se formou e dissipou sobre a água", explicaria mais tarde Cristina Simões, do Instituto de Meteorologia (IM), em declarações ao PÚBLICO. Como o turbilhão se confinou principalmente ao Tejo, tratou-se de uma "tromba de água". Este fenómeno meteorológico, como esclarece o site do IM, manifesta-se "por uma coluna nebulosa ou cone nebuloso invertido em forma de funil que emerge da base de um[a nuvem] cumulonimbo, e por um tufo constituído por gotículas de água levantadas da superfície" aquática. Em termos populares costuma-se designar como tromba de água uma chuvada muito forte, mas, embora possa ocorrer precipitação forte associada a uma tromba de água, trata-se de fenómenos distintos.O que não quer dizer que os efeitos se ficassem por aí. Um responsável do Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa adiantou que ventos fortes arrancaram os telhados de cinco prédios no Bairro Belo Horizonte, nas Olaias. Na Escola António Arroio, duas chapas das obras no estabelecimento voaram com a força do vento. Parte do edifício foi evacuado por precaução. Embora sem danos pessoais, os Sapadores registaram 18 ocorrências, incluindo inundações principalmente nas zonas de S. Sebastião da Pedreira e Marquês de Pombal.

Fonte: http://jornal.publico.pt/noticia/15-04-2010/parecia-um-tornado-mas-foi-uma-tromba-de-agua-que-assustou-a-zona-ribeirinha-de-lisboa-19197674.htm


De seguida podem visualizar um vídeo de um videoamado que registou a tromba de água que ocorreu anteontem em Lisboa.









Conceitos de Tromba de Água e de Tornado


Tromba de água, Tromba-d'água, ou tromba marinha - é um fenómeno meteorológico semelhante aos tornados que se forma sobre o mar ou sobre massas de águas interiores de grande extensão. Consiste na formação de um vórtice intenso, visível sob a forma de uma nuvem colunar, em forma de estreito funil, que gira rapidamente em volta de si mesma, ligando a superfície da água à base de uma nuvem cumuliforme. A tromba de água eleva na sua base grande quantidade de borrifos de água, que projecta em todas as direcções. O fenómeno é mais frequente nas regiões tropicais, mas pode, também, ser encontrado nas regiões de latitude média. A expressão tromba de água é por vezes incorretamente utilizada para designar uma tempestade de grande intensidade, em geral associada à passagem de um cumulonimbo (Wikipédia). Para uma explicação mais detalhada ver aqui.



Tromba de Água


Tornado - é um pequeno, porém intenso, redemoinho de vento, formado por um centro de baixa pressão durante tempestades. Se o redemoinho chega a alcançar o chão, a repentina queda na pressão atmosférica e os ventos de alta velocidade (que podem alcançar mais de 500 km/h) fazem com que o tornado destrua quase tudo o que encontrar no meio de seu caminho. Normalmente a sua formação ocorre no final da tarde, horário em que a atmosfera se encontra mais instável, com forte turbulência e presença de nuvens Cumulonimbus. Porém não é incomum observar o surgimento desses ciclones durante a noite. Isso porque os tornados também vem de uma categoria específica de nuvens chamadas super-células de tempestade, que "amadurecem" durante o dia e se transformam em fortes tempestades de granizo. O tamanho destas pedras de granizo é bastante considerável se tivermos como padrão as pequenas pedras conhecidas, que são de aproximadamente 0,5 cm. Estas podem variar do tamanho de uma bola de gude até ao de uma bola de golfe ou tênis. Um prenúncio de um tornado são as chamadas rotation wallclouds, que são nuvens baixas, com o formato de uma base de pirâmide.
Esses cones de ventos rotativos e arrasadores podem ocorrer em qualquer lugar do mundo. Porém há certas regiões que são mais propensas à formação de tornados, como a parte central dos Estados Unidos da América (a "Tornado Alley") ou o "corredor dos tornados da América do Sul" que inclui o Uruguai, norte da Argentina e a porção centro-sul do território brasileiro (Wikipédia). Para uma explicação mais detalhada ver aqui.



Tornado

Sem comentários: