sexta-feira, 23 de abril de 2010

23 de Abril - Dia Mundial do Livro


Hoje, dia 23 de Abril, comemora-se o Dia Mundial do Livro. Este dia é comemorado, desde 1996 e por decisão da UNESCO. Trata-se de uma data simbólica para a literatura, já que, segundo os vários calendários, neste dia faleceram importantes escritores como Cervantes e Shakespeare.

A ideia da comemoração teve origem na Catalunha: a 23 de Abril, dia de São Jorge, uma rosa é oferecida a quem comprar um livro. Mais recentemente, a troca de uma rosa por um livro tornou-se uma tradição em vários países do mundo.

Fiquem com um texto muito bonito que encontrei no blogue "Os livros":

“Partilhar livros e flores, nesta primavera, é prolongar uma longa cadeia de alegria e cultura, de saber e paixão”, é manter viva a chama que nos alenta o coração e nos aquece a alma, é dar continuidade à demanda de emoções que o livro transmite e o Homem sente.

Esta data é simbólica, sem dúvida, pois os livros, tal como as emoções, devem fazer parte da vida de qualquer humano todos os das, em qualquer momento. As palavras, as páginas, os livros, são termos secos mas contêm em si, cada um, mensagens e sentimentos tão fortes e vivos como a mais pura das crianças.

Cada livro é um profeta que nos dita visões, que nos narra histórias e nos ensina. Um livro vive, com a sua alma passiva, e acompanha o leitor como um amigo, seguindo-o e completando-o.

Por isso mesmo o Homem ama-o, desde que o conheça profundamente, e reconhece o seu valor.

Por todo o mundo, hoje, se demonstra um pouco desse reconhecimento, quase que em forma de agradecimento, de adoração. Portugal não é excepção, e são muitas as instituições que assinalam este dia, seja com a realização duma Feira do Livro, exposições, espectáculos culturais, palestras, declamações ou com o simples, mas sincero, assinalar deste dia.

O livro é o meu passaporte para um mundo só meu, longe deste real e apático universo. Agradeço-lhe por existir e espero que possam ser muitos os que pela minha vida venham a passar. Porque ler é viver, e porque a minha vida só tem sentido com a leitura.

Seja de que forma for, não se esqueçam de assinalar este dia. O livro agradece...

Fonte: http://oslivros.blogs.sapo.pt/29116.html

3 comentários:

Unknown disse...

Hoje é o Dia do Livro e não só se comemora a criação deste dia mas também o facto de terem falecido autores como shakespear e Cervantes; escritores de grandes obras literárias.

Unknown disse...

* coment by Djalme Lopes via LSD Jornal da ESRT

Anónimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.