sexta-feira, 23 de abril de 2010

Aeroporto Sá Carneiro está entre os melhores do mundo


Mais uma boa notícia para a cidade do Porto e muito especialmente para o seu aeroporto. Numa lista de 150 aeroportos de todo o mundo, dos quais sete portugueses, o aeroporto Sá Carneiro, no Porto, ocupa o 11º lugar no 'ranking' de satisfação dos consumidores. Recentemente, o Aeroporto Francisco Sá Carneiro já tinha sido galardoado como o melhor do mundo na categoria de aeroportos até 5 milhões de passageiros.

Vejam a notícia do site do Sapo - Económico de hoje:

Segundo um estudo feito pela DECO e pelas suas congéneres europeias, os primeiros lugares são ocupados pelos aeroportos que registam maior volume de tráfego no mundo: Singapura, Tóquio e Hong Kong.

"Tal demonstra que nem sempre os grandes aeroportos são os que apresentam mais problemas", afirma a associação de defesa dos direitos dos consumidores (DECO) na edição da Proteste de Maio, que publica as conclusões daqueles inquéritos realizados em Outubro do ano passado.

O aeroporto Sá Carneiro, no Porto, posicionou-se em 11.º lugar com um "elevado" nível de satisfação, posição que a DECO justifica com o facto de os inquiridos considerarem este aeroporto o mais seguro entre os nacionais, assim como o melhor em termos de limpeza das casas de banho, os factores que mais influenciam a satisfação global.

Entre os aeroportos portugueses, o Porto é o mais valorizado, seguido do Funchal, em 69º lugar, Faro, na 76ª posição, Horta (82º), Ponta Delgada (100), Lisboa (109º) e Porto Santo (119º).

O aeroporto da Portela, em Lisboa, é criticado pelo tempo de espera no controlo de segurança, pelo preço do parque de estacionamento e tempo de espera para entrega da bagagem (os inquiridos dizem que, em média, é quase meia hora, quando, na maioria dos restantes aeroportos nacionais, dizem esperar metade do tempo).

O grau de satisfação dos passageiros permitiu às associações de defesa dos consumidores concluir que os grandes aeroportos se destacam nas infra-estruturas básicas e nos serviços extra, enquanto os mais pequenos lideram na avaliação do embarque (em parte porque o caminho a percorrer até ao avião é mais curto).

Nas 84 companhias aéreas analisadas no estudo encontram-se empresas nacionais, 'low cost' (com preços mais baixos) e 'charter' (para voos não regulares) e, tal como nos aeroportos, as companhias orientais são as reúnem maior satisfação dos consumidores.

A TAP Portugal, eleita a melhor das portuguesas, fica perto do meio da classificação global dos mais de dez mil consumidores inquiridos (dos quais 1.616 portugueses), que consideraram que o que menos os satisfaz são o espaço para as pernas, a relação entre a qualidade e o preço e a pontualidade.

Fone: http://economico.sapo.pt/noticias/aeroporto-sa-carneiro-esta-entre-os-melhores-do-mundo_87520.html

2 comentários:

Anónimo disse...

É gratificante para o Porto que se tenha um aeroporto que ocupe o 11º lugar no 'ranking' de satisfação dos consumidores pela sua elevada capacidade de passageiros, o mais seguro entre os nacionais, assim como o melhor em termos de limpeza das casas de banho, factores que mais influenciam a satisfação global.

Por acaso já não me lembro de visitar o aeroporto Francisco Sá Carneiro, mas até podia ir dar uma volta, uma vez que até há transportes que me permitem chegar a esse destino. Isto acontece porque realmente nunca viajo de avião, o que é uma pena porque é bastante confortável.

Helena disse...

Utilizo o aeroporto Francisco Sá Carneiro com regularidade e sou uma das consumidoras satisfeitas com o serviço prestado, principalmente agora que existe lá o serviço de Low Cost Parking (http://www.lowcostparking.pt) , com estacionamento muito mais económico.