terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Barack Obama é já o 44º Presidente dos EUA


Finalmente, Barack Obama tomou posse como 0 44º presidente dos EUA. Hoje é um dia histórico para os EUA e para todo o Mundo Ocidental - o primeiro presidente afro-americano. Obama representa uma grande expectativa não só para o povo norte-americano mas também para a maior parte do Mundo.


Será que ele vai corresponder às grandes expectativas que o Mundo depositou nele, apesar da grande crise económica e financeira que afecta todo o Mundo? Será que o vão deixar governar de acordo com o seu projecto de governação?


Para conhecerem melhor o conteúdo do discurso de Obama cliquem aqui.


Vejam neste vídeo uma reportagem da agência Associated Press com a tomada de posse de Barack Obama

6 comentários:

Anónimo disse...

Finalmente, o 44º presidente dos Estados Unidos, Barack Hussein Obama, de 47 anos, tomou posse no início da tarde desta terça-feira (20), em Washington DC, em meio a uma multidão de pessoas que viajaram à capital do país para acompanhar o momento histórico.

É a primeira vez que um negro assume o cargo mais importante do Executivo norte-americano.

Em seu discurso de posse, Obama alertou para os desafios, apelou para a responsabilidade, pediu esperança e previu uma 'nova era' para seu país e para o mundo.

Para muitos, ele representa a Esperança no mundo.

Será que ele vai conseguir soluccionar esta gravíssima crise?
Quem o poderá afirmar. . . . .

Filipe Ribeiro disse...

Barack Obama é realmente o simbolo da esperança, estou contente por ele ter conseguido ser impossado sem sofrer nenhum atentado, Barack Obama agora o Presidente dos Estados Unidos da América!!
As expectativas estão muito altas, e tudo o que Obama fará vai ser interpretado de maneira diferente, um bocado como acontece aqui em Portugal, se Socrates segura um banco, injectando dinheiro e salvando esse banco da falência é criticado, se deixava algum banco ir a falência era criticado também. Não só por outros partidos com outras ideologias mas também por racistas, preconceituosos, etc. Por isso Obama não tem uma tarefa fácil, e depois parece-me que Bush lhe deixou uma herança muito dificil, uma crise financeira, a guerra com o Iraque e uma imagem vergonhosa aos olhos do mundo. Vi na Sic Noticias, de tarde no dia em que Obama tomava posse, alguns portugueses a dizerem que o seu discurso foi fraco, para min não foi, para quem viu Obama foi honesto e não pode fazer milagres. Outro espectador português disse que os americanos não davam grande importancia aos discursos ou não teriam elegido o Bush, eu percebo a lógica.
A tarefa não é nada fácil mas penso que Obama superará todos os problemas, trazendo assim alguma paz e mudança durante o seu mandato, só o facto de ter sido eleito com o nível de preconceito que existe na América significa mudança não? Este foi o homen que comoveu milhões de americanos e captou a atenção de todos no mundo.

MárciaFilipa disse...

Barack Obama é sem dúvida um belo orador.
Ao longo do seu percurso, Obama captou a atenção de qualquer cidadão através dos seus belos discursos, sempre muito virados para os problemas sociais que muitas vezes não são tão falados e discursados por outros políticos.
Neste momento, cabe a Obama resolver uma série de problemas herdados por Bush e outras personalidades ligadas à política e à economia.
Espero vivamente que Obama corresponda às nossas expectativas!

Anónimo disse...

Finalmente Barack Obama já é o 44º Presidente dos EUA, tornando-se o primeiro presidente afro-americano.

Espero que Obama consiga resolver todos os problemas por que os EUA estao a passar, como a crise financeira, a guerra no Iraque, etc.

Como o meu colega Filipe referiu, de facto Obama comoveu milhões de americanos e captou a atenção de todos no mundo.

Cristiana Martins, 12ºH

Daniel12H disse...

Obama tem em suas mãos um peso incalculavel!
Não só por ser o primeiro presidente dos EUA afro-americano, o que vai ainda ser alvo de polémica por parte dos racistas, mas também por encontrar o país e o mundo nesta situação difícil!

Todos depositam esperança neste presidente mas tal como ele diz os problemas são muito grandes para serem resolvidos rapidamente!

penso que todos devemos procurar agir em colaboração e nao ficar a espera que tudo se solucione!

Ainda assim acredito que este mandato de Obama vai ser muito positivo e que muitas coisas vão mudar!!!

Yes, we can ! :D

Anónimo disse...

Finalmente Obama tomou posse!

Concordo com o Daniel, quando ele diz que "Obama tem em suas maos um peso incalculavel".

Para além de ser o primeiro presidente afroamericano e ter de lidar contra as atitudes racistas de algumas pessoas, Obama tem tambem muitos problemas para resolver, como :
- acabar com a guerra no Iraque;
- e solucionar os problemas economicos, sociais e politicos nos EUA!

Se Obama conseguir fazer frente a estas barreiras, podemos ter a certeza que conseguirá ultrapassar muitas outras e ajudar nao só a América, como muitos outros países no mundo inteiro!

Se todos estes factos forem conseguidos, podemos ter quase a certeza absoluta, que Obama será reeleito Presidente por mais outro mandato.

Patrícia Santos
12º H