sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Dial Mundial da Paz - "Combater a pobreza, Construir a Paz"


O Papa Bento XVI escolheu o combate à pobreza e a sua relação com a construção da paz como tema central de reflexão para o Dia Mundial da Paz que se comemorou ontem, dia 1 de Janeiro de 2009.

Face aos tempos difíceis que se irão viver nos próximos anos, devido à crise financeira e económica que está a assolar o mundo, este assunto revela-se da maior pertinência e a mensagem escrita pelo Papa merece uma leitura atenta por parte de todos os que lutam por mais justiça e fraternidade entre os homens. É uma mensagem dirigida a todas as pessoas de boa vontade, católicos ou não, mas que interpela, de modo especial, os que maiores responsabilidades políticas, cívicas e éticas detêm na sociedade.


Para conhecerem a mensagem na íntegra cliquem aqui.

1 comentário:

Mara disse...

"Combater a pobreza é construir a Paz" é uma frase bastante citada ao longo do discurso porém pouco "escutada" ou desvalorizada. Vivemos na Era da globalização e cada vez mais o capitalismo e seus associados têm maior peso nas vidas dos países desenvolvidos e superpotências.
As barreiras proteccionistas construídas em nome da Paz são mínimas e pouco solucionáveis. Ajudar o próximo pode começar em nós mesmos.
E aproveitando as palavras de D.Ximenes Belo , a paz começa no nosso interior!!!
Se de facto existisse o tal aclamado amor pelo próximo, a Paz jamais seria "reclamada"!
Contudo cada vez menos este tipo de principio que nos é dado quer nós sejamos católicos ou não está cada vez mais em desuso, escrevo isto irónicamente mas de forma geral bem sabemos que é verdade.

"Toda a forma de pobreza imposta tem, na sua raiz, a falta de respeito pela dignidade transcendente da pessoa humana”.

É urgente uma “solidariedade global"... “A luta contra a pobreza requer uma cooperação nos planos económicos e jurídico”.
Numa altura em que o número de pobres aumenta, em que as fraudes dos banqueiros se multiplicam, em que a justiça parece estar estagnada no combate aos homens de grande poder económico e social dá-nos uma enorme margem de dúvida e sensação que esta última citação é uma utopia.

“Só é possível construir a paz, se assegurar a todos a possibilidade de um razoável crescimento”