terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Estudo: Droga altera personalidade e afecta capacidade intelectual


O consumo crónico de estupefacientes, mesmo de drogas leves, provoca alterações permanentes de personalidade e deterioração das funções cognitivas.


A equipa, liderada pelo professor de Neuropsicologia Luís Maia, constatou que consumidores crónicos de drogas manifestam alterações de personalidade que os tornam mais irresponsáveis, mais irritáveis, impulsivos, egocêntricos e com tendência para cometer actos ilícitos, violência familiar e comportamentos de risco. No que diz respeito às funções básicas da mente, como a memória, atenção, concentração, os dados são ainda preliminares, mas remetem para um "forte indicador de prejuízo funcional nas capacidades intelectuais de toxicodependentes crónicos". Para o professor do departamento de Psicologia e Educação da UBI, é claro que "todas as drogas provocam um efeito nefasto sobre o cérebro e a mente humana". Mesmo as chamadas "drogas leves", como cannabis, haxixe, ácidos, MDMA, entre outras. "Se no debate sobre a despenalização das chamadas drogas leves e se nos programas de informação aos jovens todos estes dados fossem passados de forma clara e inequívoca, talvez as opiniões acerca de medidas de redução de risco como as Salas de Consumo Assistido, não fossem, por vezes, tão banalmente discutidas", considera. (Lusa, 13.01.09 )


3 comentários:

Cristiana Alves disse...

Infelizmente é um problema que afecta muitas pessoas, um vício terrível que muitas das vezes acaba mal !
São diversos os motivos que podem levar alguém a experimentar drogas, como por exemplo, a influencia do próprio circulo de amigos, problemas pessoais, a sensação que dão, ou pura e simplesmente a curiosidade !
Em parte o que acaba também por influenciar é a facilidade em obter certo tipo de estupefacientes.

Acho que poderia haver um alerta maior em relação a este assunto por exemplo a nível das escolas, passando pela apresentação de palestras informativas acerca das consequências que causam, etc.

Um livro que me marcou imenso quando o li foi "A Lua de Joana" que acaba por nos mostrar que muitas vezes o caminho da droga pode acabar mesmo em morte, e que por vezes até aqueles que dizem "nunca entrarei por esses caminhos" podem em momentos de aflição acabar por entrar nesse mundo da droga !

Cristiana Alves
12ºH

Unknown disse...

Sobre este tema, e problema, aconselho-vos a ler "Os filhos da droga", uma história verídica de uma adolescente alemã que entrou neste mundo, primeiro por "desporto", num grupo de amigos, acabando num vício que para ser sustentado a obrigou a praticar algumas actividades... Passou por vários centros de reabilitação, mas o vício continua.

Foi um livro que me marcou e uma história que me chocou, contribuindo para isso o facto de ser uma história verdadeira!!!

Anónimo disse...

Sobre este assunto estou de acordo com o que a cristiana disse, onde refere que a nivel de escola deveria haver uma alerta maior sobre este assunto.

O consumo de drogas por vezes comeca no grupo de amigos, onde alguem começa a influenciar os seus amigos para experimentarem para ver qual a sensação. E por vezes o facto de experimentar leva a que as pessoas fiquem viciadas e começem a ter problemas com isso ficando violentos com os familiares, amigos, etc, e roubando para conseguirem dinheiro para comprar estupefacientes.

Acho que deveria haver um alerta maior (como palestras nas escolas, etc) para que as pessoas e os jovens de hoje em dia tomem conhecimento e fiquem as saber as consequencias que o consumo de estupefacientes provocam.

Pensem duas vezes antes de consumirem pois o consumo destas drogas provoca graves consequencias.

Cristiana Martins, 12ºH