terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Governo islandês demite-se


O primeiro-ministro islandês Geir Haarde anunciou hoje a demissão imediata do seu governo, consequência da crise económica que abala o país há quatro meses. O Partido da Independência, formação de centro-direita do primeiro-ministro, partilhava o poder com o partido social-democrata desde Maio de 2007. A demissão do governo, hoje anunciada em conferência de imprensa, era já expectável, depois de Geir Haarde ter marcado, na passada sexta-feira, eleições antecipadas para o próximo dia 9 de Maio, em vez de manter o Executivo em funções, como seria se esperar, até 2011. Na mesma ocasião, o primeiro-ministro indicou que não se iria apresentar às eleições, revelando que sofre de um cancro no esófago. A medida foi tomada sob pressão da população islandesa, que reclama há mais de um mês a demissão do governo, após o início da crise económica mundial que lançou aquele país nórdico para a bancarrota. No sábado saíram às ruas cerca de 5000 pessoas, a fim de reclamar a demissão imediata do governo. A Islândia, ilha de 320 mil habitantes que não faz parte da União Europeia e que baseou a sua prosperidade num sector bancário hipertrofiado, viu a sua economia devastada pela crise financeira internacional que apanhou o mundo de surpresa no último Outono.

Fonte: http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1357547&idCanal=11


O governo islândes é o primeiro a cair com a crise financeira e económica mundial. A Islândia que era considerado no ano passado o país mais desenvolvido do Mundo, com o maior IDH, encontra-se em numa situação muito grave - BANCARROTA!

1 comentário:

Anónimo disse...

A crise económica mundial, já chegou á Islândia.

No ano passado, esta pequena ilha composta cerca de 320 mil habitantes, era o país mais desenvolvido do mundo, pelo que o IDH é o mais alto de todos os outros países.

Desde de Outubro de 2008 , aproximadamente , a Islândia tem vindo a sofrer alterações negativas a nível económico.

No "post" observei que o governo islandês se demitiu, ficando agora este país numa situação gravíssima a nível económico.

O Professor, para definir a situação económica da Islândia, utilizou a palavra BANCARROTA.
Eu não discordo, pelo que a Islândia praticamente não tem dinheiro...
Como é que os islandeses vão resolver esta situação?
Será que a Islândia vai voltar a ser , novamente, o país mais desenvolvido do mundo?

Digamos que a Islândia tem uma grande luta pela frente, se quer voltar a ser o que era, vai ter que fazer pela vida !!!
Eu, sinceramente não sei como é que eles vão resolver este problema, mas talvez, o futuro responder-me-à a esta questão.

O que aconteceu na Islândia, poderá acontecer em qualquer outra país ( incluindo na Europa, ou mesmo na Península Ibérica - Portugal/Espanha ).

Telmo Conceição
11ºI