sábado, 31 de janeiro de 2009

Islândia deverá ter a primeira chefe de Governo lésbica do mundo


Johanna Sigurdardottir


A Islândia deverá ser o primeiro país a ter um político assumidamente homossexual como primeiro-ministro: Johanna Sigurdardottir, de 66 anos, da Aliança Social Democrática, que deverá formar governo com o Movimento Verde-Esquerda. Sigurdardottir, que era ministra dos Assuntos Sociais no Governo de Geir Haarde, que se demitiu na segunda-feira, é a política mais popular do país. Num momento de grande impopularidade de políticos e financeiros, desde que a crise económica mundial levou ao afundamento das contas da Islândia em Outubro, ela conseguiu a proeza de ter a aprovação de 73 por cento dos islandeses. O seu Governo, no entanto, vigorará apenas até às eleições legislativas antecipadas, cuja data falta marcar. A mais falada é 9 de Maio. O partido que as sondagens dizem reunir mais preferências dos eleitores é o Movimento Verde-Esquerda, que formará coligação com os sociais-democratas de Sigurdardottir. Uma das primeiras acções esperadas do novo Governo deverá ser o afastamento do actual governador do banco central islandês, David Oddson. A medida foi até já preconizada pelo Presidente da República, Oláfur Ragnar Grímsson, em declarações à BBC.

2 comentários:

Filipe Ribeiro disse...

Bem para min esta é uma novidade, não sabia que a Islândia era um país com uma mente aberta deste tipo. Quando Socrátes se candidatou a 1º ministro havia rumores de que "vivia junto com Diogo Infante", noiticia publicada por um jornal brasileiro. Dono deste jornal era um representante do P.S., porque será?
Bom, retomando o assunto da Islândia, eu acho muito bem, com 73% de aprovação tem o direito como qualquer outro ministro(a) de se candidatar ao cargo. Espero que consiga levantar a Islândia da difícil situação em que se encontra e que retome a qualidade de vida que a Islândia tinha.

ClaudiaSilva disse...

Muito bem. Este país é um belo exemplo de cidadania e não racismo. Parabéns! Não é qualquer país que aceita um ministro ou presidente como homossexual, como é o exemplo do nosso “amado” país que não aceita que as pessoas sejam como querem mesmo que gostem de pessoas do mesmo sexo. Não entendo mesmo, ou eu tenho uma mente muito aberta para a homossexualidade ou então o nosso país é feito de pessoas muito “retardadas”. Desculpem o termo, mas na minha opinião é o termo mais adequado para identificar estas pessoas. É pena que um país dito desenvolvido como o nosso ainda não tenha aceitado o amor para pessoas do mesmo sexo.
Na minha opinião isto é uma tristeza. Países como Portugal deviam aprender a seguir o exemplo de países como a Islândia. Mais uma vez os meus parabéns a este país!