sábado, 31 de janeiro de 2009

Islândia poderá aderir à União Europeia em 2011

A Islândia poderá aderir à União Europeia(UE) em 2011, ao mesmo tempo que a Croácia, naquela que seria a mais rápida adesão de sempre de um Estado à União, revela a edição de hoje do diário britânico Guardian. A hipótese é avançada pelo comissário europeu para o Alargamento, Oli Rehn, num momento em que Bruxelas espera um pedido de adesão de Reiquejavique.“A UE prefere a adesão simultânea de dois países, em vez de adesões individuais. Se o pedido de adesão da Islândia for rápido e se as negociações forem céleres, então a Croácia e a Islândia poderão aderir em paralelo.”, disse Oli Rehn, citado pelo Guardian. “[A Islândia] é uma das mais antigas democracias do mundo e a sua posição estratégica e económica faria dela um forte activo para a UE”, acrescentou o comissário, que assume o seu apoio à adesão da ilha, de 320 mil habitantes. Esta posição é apoiada por outros diplomatas europeus ouvidos pelo diário britânico em Bruxelas. A República Checa, que está actualmente na presidência da UE e a Suécia, que ocupará essa posição a partir de Julho, estão disponíveis para acelerar o processo, afirma o diário. O colapso financeiro do país levou à queda do governo conservador, no poder há 18 anos, que será substituído por um novo Executivo interino formado pela Aliança Social Democrata e pelo Movimento Verde Esquerda, que deverá tomar posse amanhã. O novo governo estará em funções até às eleições de 9 de Maio e a adesão à UE será um dos temas chave da campanha eleitoral. Se a adesão se concretizar, a Islândia será o vigésimo nono membro da União Europeia, que congrega actualmente 27 países. (Público, 30.01.09)


Será que a Islândia será de facto "um forte activo para a UE"?

2 comentários:

Filipe Ribeiro disse...

A Islândia está com sérios problemas económicos, não foi por nada que declararam bancarrota, nacionalizaram o terceiro maior banco do país e o governo demitiu-se. A sua crise financeira é maior que a dos EUA devido a um grande endividamento á banca e ao mau uso do crédito de grandes quantias que estavam paradas. Agora a possível adesão a U.E., traz muitas vantagens a Islândia, com a queda do governo conservador quero ver esta adesão a acontecer!!!!!

Daniel12H disse...

A Islandia evitou ao máximo a entrada para a U.E. mas agora é a hora de aderir para se poder salvar se possivel!

acredito que poderá ser uma mais valia para a U.E.
a Islandia tem poder no comércio internacional e por isso pode ser que consiga dar apoio aos países da U.E. e os países da U.E. á Islandia