terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Tem 8 anos e anda na universidade


O inglês Ainan Cawley é considerado o menino mais inteligente do mundo. Tem oito anos e estuda química numa universidade, um ano depois de ter passado no exame de acesso à Universidade.
O menino sobredotado começou a andar aos dois meses, a falar os quatro e aos oito meses já lia. Apesar de ser um prodígio, faz uma vida normal. Vive em Singapura com a família expatriada e confraterniza com crianças da mesma idade, segundo o pai do menino.
“Ele tem muitos amigos da mesma idade e brinca com jogos tal como qualquer outro rapaz de oito anos. No entanto, relaciona-se com adultos de forma fácil”, explica: “É um rapaz dotado para explorar e perceber coisas, especialmente ciência”, acrescentou, em declarações ao tabelóide britânico "The Sun". (JN, 27.01.09)



Fantástico! Será que este menino-prodígio vai ter de facto uma vida normal?

11 comentários:

Anónimo disse...

Este miudo é um prodígio!!
Pelo que li, ele tem uma cultura geral elevadíssima ( bastante acima da média).

Eu para ser sincero , nunca imagei isto, este tipo de pessoas são raríssimas ( uma em cada 1000000 ).

Ele até conseguiu passar no exame que dá acesso á Universidade.
Isto é FANTÀSTICO!!

Não sei o que é que o rapaz quer seguir, mas ele era capaz de ser um bom filósofo para a inteligência que tem . . . . .

Cristiana Alves disse...

Realmente é espantoso como um menino tão novinho já tem tanta cultura e conseguiu passar no exame de acesso á universidade tão jovem !

Com certeza terá um futuro brilhante, porque se com 8 anos já conseguiu chegar aonde nem toda a gente consegue com muito mais idade e experiência de vida, quando for mais velho com certeza será alguém com bastantes qualificações e penso que será óptimo aproveitar a sua magnífica inteligência !

Cristiana Alves
12ºH

Anónimo disse...

um menino que com esta idade tem a inteligencia que tem e que ja conseguiu chegar onde muitos nao conseguem..

Acho sinceramente que ele tem um grande futuro brilhante pela frente.. basta que as pessoas saibam valorizar a sua capacidade.

Unknown disse...

É espantoso, mas não sei até que ponto é que a vida deste menino vai ser normal visto que as pessoas com quem contacta são muito mais velhas e têm outras experiências e interesses, em relação às crianças com 8 anos.

Uma criança sobredotada não é um génio, mas sim uma criança com capacidades acima da média.
Quanto às características dos sobredotados, estas são várias: vocabulário muito extenso para a idade, grande capacidade de compreensão e de expressão, são bastantes faladores, mostram um grande interesse por várias áreas, participam em várias actividades, são muito curiosas, têm uma excelente memória e detestam a rotina, mostram um especial interesse por determinado assunto durante muito tempo.

Anónimo disse...

Ser uma criança sobredotada nao se significa que se vá ser uma das pessoas mais inteligentes do MUNDO, pois estas pessoas precisam de apoio e acompanhamento porque se nao o tiverem podem nao ter esse "futuro brilhante"

Em relaçao ao comentário do Telmo "uma em cada 1000000" eu nao sei se ele me inclui também a mim nessas 1000000 porque se estiver essa afirmaçao é falsa que passam a ser 2 em 1000000
Falando agora em relaçao ao comentário da Biazinhá em relaçao ás caracteristicas dos sobredotados, acho que me preencho totalmente todas as caracteristicas :D

*"stor" sei que este comentário nao foi assim muito cientifico mas queria realçar a presença de um sobredotado numa das suas turmas

*Nuno Soares

Anónimo disse...

esta criança realmente consegue fazer com 8 anos o que muita gente muita gente nunca consegui

Se a sua intelegencia e criatividade for bem aproveitada pode ajudar a resolver muitos problemas de hoje em dia mas a sua adptaçao com os seus colegas vai ser muito dificil

Pois os colegas tem muita mais experiencia e viveram situações que ele ainda esta para viver

Estas pessoas sao 1 em 200000

Sonia disse...

Este menino é realmente impressionante!!
Mas, em relação a ter ou não uma vida normal depende de alguns factores. Será que devido a esta capacidade terá algum problema de saúde no futuro? Caso negativo, penso que deveram ajudá-lo a desenvolver os seus talentos, cativando-o a seguir o que pensamos que tem melhor capacidade (química) e aproveitando as suas ideias para fazer projectos, experiências e tudo aquilo que ajude a inovar.
É verdade que esta criança, devido á sua inteligência irá iniciar a sua vida profissional mais cedo, relacionando-se assim com pessoas mais velhas, que lhe irão dar atenção devido as suas capacidades.
Penso também que não irá deixar de se relacionar com as pessoas da sua idade, principalmente na diversão e talvez ensinando aqueles que menos sabem.

Sónia Sousa
11ºI

Mara disse...

Fiquei estupefacta ao ler esta noticia!
O meu afilhado com dois anos sabe a tabuada do 2, mas esta noticia superou tudo o que eu já tinha alcançado visualmente.
Dizer que esta criança é um prodigio é muito pouco, é como se fosse algo sobrenatural.
Comportamentos normais não irá ter a nível intelectual, visto que ja esta na Universidade , quanto ao seu quotidiano , suas tarefas, vida amorosa... isso é algo que só o futuro dirá!
Tudo dependerá dA sua receptividade para uma vida comum.

Anónimo disse...

É espantoso como esta criança de 8 anos conseguiu alcançar algo que, para alguns adultos, parece impossível.
Sinceramente, não consigo opinar sobre o tipo de vida desta criança, se irá ser normal ou não.
O que é certo é que esta criança tem, como já se sabe, capacidade para ir muito longe, o que por vezes pode levar a dificéis situações de inadaptação.

Mariana Magalhães
12ºH nº22

Suzy Conceição disse...

Quando peguei no jornal de Notícias e li a notícia do menino que com oito anos já anda na Universidade fiquei admiradissíma.

Não considero que este menino seja um prodígio,ele é algo mais poderoso.
Um menino ainda tão pequenino (cá em portugal,com oito anos estão no segundo ano do ensino primário), e já está na Universidade,algo que para muitos adultos está fora do seu alcance!

Pelo que li na notícia,ele já fez um perfume para dar como prenda há mãe....é um fenómeno...

Não concordo com o que o telmo disse,em que o menino seria um bom filósofo,mas sim que este menino daria um bom matemático, visto que ele gosto muito de matemática (pelo que li)...


Espero sinceramente que consigam dar-lhe o apoio que ele necessita e apoiá-lo sempre.

ClaudiaSilva disse...

Uau! Como é que isto é possível? Espantoso! É de louvar a inteligência desta criança. Mas, neste momento pode ter uma vida que segundo os pais seja normal, mas será que vai ser assim para toda a vida? Não poderá a vir sofrer consequências gravissímas com esta espontosa inteligência? Não sei não, mas espero estar enganda em relação ao pequeno génio.