segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Inverno chega hoje com chuva, frio e neve em diversas regiões montanhosas


Mapa sinóptico do dia de hoje


O Inverno chega hoje com chuva, frio e neve, de acordo com as previsões do Instituto de Meteorologia (IM) para os primeiros dias da nova estação, que são também de férias para muitas famílias.

“Os primeiros dias de Inverno vão ser chuvosos”, disse Idália Mendonça, do IM, acrescentando que a previsão disponível neste momento vai até dia 27 de Dezembro (domingo).

“De segunda-feira a domingo, o tempo é chuvoso em todo o território, uns dias mais do que outros, mas sempre com chuva”, afirmou a meteorologista. Em relação à temperatura, hoje haverá uma pequena subida em relação a domingo.

Assim, o primeiro dia de Inverno promete neve a “altitudes bastante baixas” e ao longo do dia a quota de neve vai subindo para cerca de 600 metros. Terça-feira volta a nevar acima dos 600 metros ao final do dia, estando assegurada a neve na Serra da Estrela, um dos principais destinos turísticos nesta época do ano.

As temperaturas mínimas de domingo serão negativas na maior parte do território. Para Beja, Santarém e Setúbal estão previstos zero graus de mínima, para Lisboa um grau e para Faro quatro graus, o que “também é uma temperatura muito baixa”, referiu. Nas máximas, Faro chegará aos dez graus, enquanto Lisboa, Porto, Beja e Santarém não deverão ultrapassar os oito graus.

Fonte: http://www.publico.pt/Local/inverno-chega-hoje-com-chuva-frio-e-neve_1414818

Sem comentários: