terça-feira, 29 de dezembro de 2009

O Segundo Mundo, um livro de Parag Khanna


Acabei de ler o livro "O Segundo Mundo - Como as potências emergentes estão a redefinir a concorrência global no século XXI" de Parag Khanna, conceituado especialista em política global, que propõe uma teoria original capaz de explicar as complexas dinâmicas que estão a regular a política global neste início do século XXI. Segundo ele, o mercado geopolítico é dominado pelo que ele designa como «os três impérios», três superpotências do Primeiro Mundo, os EUA, a Europa e a China que competem agora entre si para atrair para a sua órbita os países que se enquadram no conceito de «Segundo Mundo», regiões estratégicas situadas na Europa de Leste, na Ásia Central, no Médio e Extremo Oriente e na América Latina. Para as três superpotências, controlar os recursos energéticos e naturais, assim como os governos dessas nações, será decisivo no decorrer dos próximos anos. Um livro notável publicado pela Editorial Presença que recomendo a todos, especialmente aos alunos do 12º ano de Geografia C e a todos os interessados pelas questões da globalização e da geopolítica mundial.

1 comentário:

Leandro disse...

Realmente o professor ia-nos mostrar esse livro na última aula de Geografia C do 1º Período, mas depois esqueceu-se. No entanto, eu cheguei a dar uma rápida olhada por esse livro e pareceu-me interessante, falava das questões geopolíticas mundiais que, por acaso, foi matéria leccionada nas aulas o que servia, na minha opinião, como um complemento para o nosso estudo.
Como não é de admirar os três impérios (como o autor designa) são actualmente os EUA, a Europa e a China. E é curiosa a forma como agem para controlar os recursos naturais e os governos das regiões estratégicas que se enquadram no conceito "Países do Segundo Mundo".