quarta-feira, 21 de abril de 2010

O nome do vulcão islandês


Eyjafjallajokull

O nome correcto do vulcão islandês é Eyjafjallajokull. Eyja significa ilha, fjalla significa montanhas e jokull é glaciar em português. Logo, para quem não conseguir pronunciar Eyjafjallajokull, o melhor mesmo é dizer que é o vulcão que fica no glaciar das montanhas que ficam perto das ilhas (as Westman, neste caso concreto).

Pronuncia-se [ˈɛɪjaˌfjatlaˌjœːkʏtl]. É mesmo difícil de pronunciar. Não é por acaso que os jornalistas da televisão e da rádio evitam empre pronunciar o seu nome e aabam por iditentificá-lo sempre como "o vulcão islandês".

O vulcão está por baixo de um glaciar, como muitos outros vulcões da Islândia. Alguns desses vulcões têm um nome próprio, diferente do do glaciar, mas este não. O nome do glaciar e do vulcão são o mesmo: Eyjafjallajokull.

Os vídeos que se seguem mostram imagens impressionantes do vulcão Eyjafjallajokull em actividade .





1 comentário:

Anónimo disse...

Estava a ficar preocupado pelo facto de não conseguir pronunciar o nome do vulção mas afinal nem os jornalistas sabem. Sempre é mais fácil dizer "vulcão que fica no glaciar das montanhas que ficam perto das ilhas Westman".
Nunca tinha visto um fenómeno destes e estou bastante admirado, é curioso ver um vulção debaixo de um Glaciar. E pelos vistos não é o único, na Islândia!