sábado, 16 de maio de 2009

D. Manuel Martins condecorado com a medalha de Ouro comemorativa da Declaração Universal dos Direitos do Homem


Na próxima segunda feira, às 11:50h na videoteca da Escola, vai haver uma palestra do senhor Bispo Emérito de Setúbal, D. Manuel Martins, subordinada ao tema: "Liberdade, Igualdade e fraternidade?".

A propósito da palestra, fica aqui a notícia que o Senhor Bispo foi recentemente condecorado pela Assembleia da República com a medalha de ouro comemorativa do 50º aniversário da Declaração Universal dos Direitos do Homem. Fiquem com um excerto de uma notícia sobre essa condecoração.


A Assembleia da República (AR) acolheu a sessão evocativa dos 60 anos da assinatura, em Paris, da Declaração Universal dos Direitos do Homem, naquele 10 de Dezembro de 1948. D. Manuel Martins, Bispo Emérito de Setúbal, Mário Soares, Francisco Sá Carneiro e Maria Lamas (a título póstumo) receberam das mãos do Presidente da AR a medalha de ouro comemorativa do 50.º aniversário da Declaração Universal dos Direitos do Homem (DUDH).
Dom Manuel Martins não escondeu a sua alegria em receber este prémio, frisando que não o merecia, uma vez que faz parte do seu trabalho como Cristão, padre e Bispo, de trabalhar em prol dos Direitos do Homem. De qualquer maneira, e segundo ele faltou muito trabalho que ficou, e ainda falta, desenvolver. Ainda na sua intervenção, perante numerosos membros de governo, deputados e convidados, que enchiam por completo a sala, D. Manuel falou com emoção e humor, começando por afirmar “estarmos a reviver, neste 10 de Dezembro, um acontecimento de importância mundial. Custa-nos lembrar o caminho que teve de se percorrer para chegar àquele momento. E mesmo assim nem todos os países assinaram uma declaração que hoje nos parece de uma necessidade evidente”. D. Manuel salientou ainda algumas das missões fundamentais da Igreja, referidas por João Paulo II: proclamar a dignidade e a grandeza humanas, mostrar às pessoas a sua dignidade e a sua importância na construção da História e denunciar todas as situações de injustiça que se cometem contra o Homem.
Osvaldo de Castro, presidente da Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias, salientou que o trabalho de D. Manuel da Silva Martins, Bispo Emérito de Setúbal, merece ser distinguido, pela sua “abertura e frontalidade, o seu humor, a sua actividade pastoral, a proximidade dos mais carenciados numa diocese com graves problemas sociais”. D. Manuel "sempre se bateu pela defesa dos direitos sociais dos cidadãos".
Para Jaime Gama, presidente da AR, D. Manuel Martins foi “capaz de trazer uma dimensão humana, quando tal foi necessário, aos Direitos Humanos, para além da sistematização documental e da proclamação retórica, numa zona difícil para a sua missão”.
O lote de personalidades foi distinguido “pelo seu papel relevante na defesa dos direitos humanos, tanto na vigência do Estado Novo, como após a instauração da democracia em Portugal”.

Sem comentários: