domingo, 10 de maio de 2009

Mais de dez detidos esta madrugada no bairro da Bela Vista


Pela terceira noite consecutiva, o bairro foi palco de actos de violência que levaram à detenção de, pelo menos, dez pessoas na madrugada de hoje no Bairro Azul depois de terem sido incendiadas três viaturas e vários contentores na zona da Bela Vista

Após mais uma noite de violência na Bela Vista, em Setúbal, a "calma" regressou hoje de manhã ao bairro, disse à Lusa uma fonte dos bombeiros de Setúbal.
"A noite foi atribulada, com viaturas e contentores incendiados, mas agora a situação está calma", adiantou a mesma fonte à agência Lusa.
Os Bombeiros Sapadores de Setúbal compareceram no local com várias viaturas para apagar os incêndios, enquanto dezenas de polícias entravam no Bairro Azul, tido como um dos mais problemáticos da área e localizado perto da avenida onde foram incendiados dois automóveis. Um terceiro carro foi incendiado na Rua do Monte. Os incidentes na Bela Vista começaram na quinta-feira à tarde, quando um grupo de jovens se concentrou junto à esquadra da PSP da Bela Vista, alegadamente para homenagear um amigo morto na semana passada durante uma perseguição policial, após um assalto a uma caixa multibanco no Hospital Particular do Algarve. Desde então, têm-se vivido momentos de tensão na Bela Vista, uma zona de bairros sociais, com incidentes e disparos contra a esquadra da polícia, tiros para o ar e rebentamento de petardos.
(Sic on line, 10.05.09)



Fiquem com um vídeo com a reportagem da SIC:





Já vimos imagens como estas em outras cidades europeias como Paris ou Atenas. É a violência urbana que também nos atinge. Mais uma consequência de políticas municipais de habitação social erradas. Alguns bairros sociais das grandes cidades são cada vez mais um barril de pólvora prestes a explodir. Esperemos que esta situação seja resolvida o mais rapidamente possível e que o fenómeno não se generalize a outros bairros sociais das áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto. A crise que estamos a atravessar também não ajuda nada.

Sem comentários: