sábado, 16 de maio de 2009

Pais querem uniforme nas escolas públicas


CONFAP acredita ser uma forma de esbater diferenças


A Confederação Nacional das Associações de Pais (Confap) defende que as escolas públicas adoptem um uniforme para os alunos, com o objectivo de esbater as desigualdades sociais. António Amaral, vice-presidente da confederação e presidente da Federação Regional de Setúbal, afirma ao Correio da Manhã (CM) que "a adopção de um uniforme é um assunto muitas vezes discutido nas escolas, numa altura em que se ultimam os pormenores dos regulamentos internos".

A questão surge na sequência da notícia publicada ontem pelo CM: a EB 2,3 José Maria dos Santos, no Pinhal Novo (Palmela), aconselha a não utilização de decotes exagerados e saias muito curtas. "A utilização de um emblema para cada escola ou agrupamento permitiria aos alunos criar uma identificação com a escola", explica António Amaral. Quanto à possibilidade de as escolas adoptarem o uniforme à escala nacional, António Amaral refere que "na generalidade dos casos seria difícil, pois existe muita resistência por parte de alguns pais e, principalmente, dos alunos". No entanto, o vice-presidente da Confap assegura que há muitas escolas com condições para isso acontecer. "A escola pública pretende-se igual para todos, mas há situações de alunos que aparecem com roupa de marca e outras crianças que nem a higiene básica fazem. A existência de um uniforme iria esbater as desigualdades sociais."


"NEM TODOS OS PAIS ESTÃO DE ACORDO"

Mário Grazina, da Associação de Pais da EB 2,3 José Maria dos Santos, no Pinhal Novo, reconhece que há pais que não concordam com o regulamento interno que proíbe a utilização de roupa inapropriada. "No início de cada ano lectivo, todos os alunos e pais são informados do regulamento. Sabemos que nem todos estão de acordo, mas nunca fomos abordados por pais ou encarregados de educação a manifestarem-se contra a medida", explicou Mário Grazina ao CM, mostrando total apoio à alínea introduzida em 2005 e que proíbe decotes e mini-saias.

Compete a cada escola definir o regulamento interno, podendo definir a utilização de um uniforme caso exista consenso na comunidade escolar.


E vocês, o que é que acham desta polémica?

As escolas públicas devem adoptar um uniforme para todos os alunos, tal como defende a Confederação Nacional das Associações de Pais?

Devem as escolas regulamentar o tipo de roupas que os alunos devem trazer para as escolas, proibindo roupas "inapropriadas"?

4 comentários:

Rita Amaral disse...

Sim , eu concordo com a ideia do uniforme nas escolas públicas, não porque penso que as escolas têm o direito de escolher ou proibir as roupas que se usam mas porque seria uma formas de "esconder" as diferenças sociais visto que cada vez mais elas se realçam, dado isto, nas escolas uma forma de não diferenciar os alunos quanto à marca e ao tipo de roupa seria usar uniforme. Eu gostaria bastante de usar uniforme (bonito!) ;)

Filipe Ribeiro disse...

Eu pessoalmente não tenho nada contra uniformes, mas cada um veste o que quer...Combater as desigualdades sociais, um simples uniforme não mudaria muito na minha opnião, as diferenças sociais existem sempre. A verdade é que cada um tem o direito de usar a roupa que quer, com um esforço tudo se consegue e não é preciso ser roupa de marca. As escolas tem o direito também de escolher a roupa.
A definição de "inapropriadas" é relativa e poderá ser interpretada de várias maneiras, de certeza que umas escolas irão exagerar e nesses casos os alunos terão que se pronunciar e chegar a uma decisão justa e dentro do normal.
A roupa poderá ser também para muitos( a maioria) jovens um sinal de independência. A minha opnião final, não obriguem, deixem os alunos escolher!

Mara disse...

De certo modo até concordo com o uso do uniforme. Nas faculdades o traje é usado já por isso mesmo ... de forma a não existir descriminação e serem todos iguais.
A verdade é que por norma "somos todos iguais" mas lá no fundo existem muitas, muitas pessoas que não acreditam e nem levam isto a sério.
Se o o homem é livre tem o direito de escolher a sua vestimenta, e aí ninguém deveria ter nada a apontar. Mas os luxos e as "bonitezas" falam mais alto e aí sim há bastante descriminação por aquele que não veste tão bem, e aí é excluído do grupo.
Num dos trabalhos que já elaborei para A.P, pude constatar que vários adolescentes eram excluídos do seu grupo (dos supostos) amigos devido à roupa que vestem.
O uniforme deveria ser visto como uma forma de atenuar as assimetrias existentes entre as várias classes.
Por exemplo um tipo de uniforme que já vi várias vezes no Brasil, são umas simples calças de ganga e uma tshirt com o símbolo da escola. Penso que é uma opção que abrange todos os tipos de gostos e nada radical.

Suzy Conceição disse...

Eu concordo plenamente com o uso dos uniformes nas escolas públicas....
Por exemplo...na minha Terra Natal, África do Sul, é uso obrigatório os uniformes nas escolas públicas!
Não é uma questão de autoridade, é apenas para combater as desigualdades.
Como todos nós sabemos, cada um é livre de usar o que quiser, mas também sabemos que muitos tem oportunidade de usar umas sapatinhas de marca e roupa de marca e que outros já não tem essa oportunidade e são gozados pelos "meninos ricos".
No fundo o uso do uniforme é para mostrar que todos são iguais e assim não há a ideia do menino rico e do menino pobre!