terça-feira, 12 de maio de 2009

Guimarães confirmada como Capital da Cultura de 2012


Guimarães foi esta terça-feira oficialmente indicada como Capital Europeia da Cultura (CEC) em 2012. O Conselho de Ministros da Cultura da União Europeia reuniu em Bruxelas e confirmou a designação da cidade portuguesa como sede do evento, juntamente com Maribor (Eslovénia). A decisão pôs fim a um processo de candidatura que durava há mais de dois anos e meio, desde que a então Ministra da Cultura, Isabel Pires de Lima, anunciou que a cidade seria a candidata nacional à CEC de 2012. Guimarães torna-se a terceira cidade portuguesa a ser indicada como CEC, depois de Lisboa (1994) e Porto (2001). A escolha ratificada pelos ministros dos 27 vem confirmar o parecer favorável do painel de selecção das candidaturas, que tinha aprovado Guimarães no final do ano passado. A câmara local afirmou, em comunicado, que a decisão “vem validar a qualidade e relevância da candidatura, significando que a Europa reconhece a mais valia e o interesse que Guimarães pode aportar”.“A Capital Europeia da Cultura significa uma oportunidade para, com os vimaranenses, se concretizarem objectivos comuns: elevar o nível de formação e qualificação das pessoas”, antecipam os responsáveis do município. O presidente da Câmara, António Magalhães, entende que Guimarães “não pode perder nem mais um minuto” na preparação do evento. Em declarações ao PÚBICO, o autarca afasta a ideia de que o processo esteja atrasado. “Temos feito um trabalho de invisibilidade pública. Já gastamos milhões de euros em aquisições de terrenos, candidaturas e projectos”, adianta. No terreno estão neste momento apenas as obras de requalificação do Largo do Carmo e de toda a envolvente do Castelo de Guimarães. A reabilitação de edifícios e de algumas praças do centro da cidade, especialmente o largo do Toural e a sua envolvente, serão uma forte aposta, tal como o CampUrbis, que vai transformar a antiga zona industrial de Couros, na área limítrofe do centro histórico, numa extensão da Universidade do Minho. (Público, 12.05.09)



Esta é mais uma boa notícia para Portugal e muito especialmente para a cidade de Guimarães. Uma excelente oportunidade para a cidade que constituiu o berço da nacionalidade afirmar-se mundialmente e aproveitar para reabilitar/requalificar o seu espaço urbano e dotá-lo de novas infra-estruturas e equipamentos culturais.

1 comentário:

Mara disse...

Uma excelente notícia!!! Guimarães o berço de Portugal, será este um grande ponto para dinamizar e dar a conhecer mais uma vez o nosso pequeno território.
Penso que será muito bom para todos os que estudam na Universidade do Minho, nomeadamente no curso de História e Arquelogia.. é sempre uma mais valia.

Boa Guimarães !