quinta-feira, 28 de maio de 2009

Portugal vai limitar este ano a entrada de imigrantes


O Governo português vai limitar este ano a 3800 o número de vistos a atribuir a cidadãos extra-comunitários que pretendam trabalhar em Portugal, contra 8600 em 2008. O governo justifica esta medida com estudos científicos sobre fluxos migratórios e com a actual crise económica e social que o país vive.
De acordo com uma notícia do JN de 14 de Maio, o Ministro do Trabalho, Vieira da Silva, referiu em conferência de imprensa no final de um Conselho de Ministros, que se as circunstâncias evoluírem num sentido distinto, "o que está previsto poderá ser alterado".

"No quadro da União Europeia, Portugal está disponível a ter uma política de imigração séria, responsável e orientada para valorizar o contributo dos imigrantes. Mas estamos também interessados em fazê-lo num quadro de uma integração séria, responsável e profunda na sociedade portuguesa, o que aconselha que a orientação dos serviços seja feita em função das previsões sobre a evolução da procura e da evolução do mercado de trabalho", sustentou Vieira da Silva.

Que comentário fazem a esta medida? Concordam com ela ou consideram que se trata de uma medida eleitoralista, como têm referido alguns políticos da oposição?

Sem comentários: