domingo, 10 de maio de 2009

Bandeira azul para mais 33 praias


Portugal vai ter, este Verão, mais 33 zonas balneares galardoadas com Bandeira Azul, anunciou, esta manhã, em conferência de imprensa, a Associação Bandeira Azul.

Passam, assim a existir em todo o país, incluindo Açores e Madeira, 226 praias (nove fluviais e 217 costeiras) e 15 marinas com bandeira azul, garante da qualidade da zona balnear, traduzida no cumprimento de 29 critérios. Este ano a lista das 226 praias costeiras e fluviais está diferente por causa das 20 novas praias que nunca se tinham candidatado antes e que terão agora o galardão mas também devido às 25 praias que reentraram - depois de em 2008 não terem hasteado a Bandeira Azul - e às 15 praias que saíram. Entre as praias que perderam este ano o galardão estão a de Vila Praia de Âncora, no Norte, a do Magoito na zona do Vale do Tejo e a de S. Rafael, no Algarve. A falta de nadadores-salvadores é um dos motivos que levou à perda do galardão por falta de garantia de segurança. O Algarve é a região que continua a contar com maior número de bandeiras, contando com 54 praias galardoadas, mais seis do que no ano passado. Este ano, as novas praias que entraram para a contagem pela primeira vez são a Faro Ria, a Praia do Camilo (Lagos) e a Fuzeta Ria (Olhão). Segue-se a região Norte, com 43 bandeiras, mais seis do que em 2008, destacando-se a entrada no programa de Freixo-de-Espada-à-Cinta, com a zona balnear fluvial de Congida. As outras novas praias do Norte são o Funtão, Agudela e Srª da Boa Nova (as três em Matosinhos) e a Foz (Porto). A sexta zona balnear foi uma que reentrou este ano.Na zona do Vale do Tejo, estreiam-se a Aldeia do Mato (Abrantes), Valhelhas (Guarda), Avencas e Abano (Cascais), Tarquinio/Paraíso e Praia do CDS (Almada).Nos Açores as novas praias são todas em Ponta Delgada: Poças Sul dos Mosteiros e Poços de São Vicente Ferreira. Pela Madeira, surgem este ano São Roque (Machico), Ribeiro Salgado (Porto Santo) e Roca Mar e Garajau (Santa Cruz).As regiões Centro e Alentejo não registaram praias novas. José Archer, presidente da Associação Bandeira Azul, destacou o aumento de quatro praias fluviais com bandeira azul (perfazendo um total de nove praias), resultado de um “investimento na construção de infraestruturas” que melhoram as condições das zonas balneares no interior do país. O galardão Bandeira Azul só pode ser hasteado de Junho a Setembro, para cumprir normas internacionais, explicou Catarina Gonçalves, da Associação Bandeira Azul. A fase de vistorias, para confirmar as intenções expressas nas candidaturas e entregar o galardão, vai começar agora, explicou. Só então as praias poderão hastear as bandeiras. (Ecosfera, 08.05.09)



Site da Associação Bandeira Azul da Europa: http://www.abae.pt/home/inicio.php

Esperemos que a bandeira azul atribuída este ano à Praia da Foz do Porto não seja retirada ao fim de um mês como aconteceu no ano passado com a praia do Homem do Leme, também da Foz.

1 comentário:

MárciaFilipa disse...

A atribuição de bandeiras azuis nas praias portuguesas é uma forma de proteger o nosso património natural.
Portugal possuí uma longa costa que deve ser ao máximo aproveitada de maneira sustentada.
Também espero que a bandeira azul do homem do leme fique até ao fim da época balnear porque é uma praia que eu tenho um carinho especial.
Mas julgo que vai ser um pouco complicado, porque a praia de matosinhos está muito perto desta, e as correntes trazem consigo componentes prejudiciais à água.
Contudo, as praias de Gaia são as melhores daqui do Norte, na minha opinião.