segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Mamíferos e anfíbios estão a atravessar “crise de extinção

Cartoon (sem título) de Sevket Yalaz (Turquia) que ganhou uma menção honrosa no Porto Cartoon de 2008


Em contraponto ao post anterior, temos esta notícia do jornal público on line de hoje que nos mostra, mais uma vez, como o Homem está a destruir este Mundo maravilhoso que aludia a canção de Louis Armstrong:


"Os mamíferos e os anfíbios do mundo estão numa “crise de extinção”, diz a União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN). De acordo com a edição de 2008 da Lista Vermelha das espécies ameaçadas, divulgada hoje, há 1141 mamíferos em risco de extinção – cerca de 21 por cento das 5487 espécies conhecidas. Há ainda 836 mamíferos cujo estado de conservação ainda não é bem conhecido.

O lince ibérico – que só tem sido visto na natureza em Espanha, mas não em Portugal – voltou este ano a ser apontado pela UICN como um dos exemplos da crise mundial entre os mamíferos.

Também os anfíbios atravessam uma séria crise de sobrevivência, segundo a UICN. Praticamente uma em cada três espécies que existem no mundo corre o risco de se extinguir.

Mamíferos, anfíbios e aves são os únicos grupos de seres vivos cujas espécies estão maioritariamente identificadas e estudadas. O mesmo não ocorre com répteis, peixes, invertebrados e plantas.

Para estes grupos, a UICN lançou agora um índice que funciona como uma espécie de Dow Jones – o indicador da tendência das bolsas norte-americanas – para a biodiversidade. O índice SRLI avalia a tendência de extinção dentro de um grupo a partir de uma amostra aleatória de suas espécies. "

Fonte: http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1345046&idCanal=13

Sem comentários: