quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Auditoria conclui que hospital de São João é o melhor de 22 hospitais universitários da Península Ibérica


O Hospital de São João, Porto, foi hoje considerado a melhor das 22 unidades hospitalares universitárias da Península Ibérica em praticamente todos os indicadores clínicos, segundo um estudo comparativo da auditora Iasist. A complexidade dos doentes tratados, a eficiência e a qualidade integram os indicadores avaliados, numa comparação que envolveu, de entre o grupo dos 22 hospitais, os seis melhores em cada um desses mesmos indicadores. "Os mapas do estudo qualificam os resultados clínicos daquele hospital como melhores do que a média dos seis melhores hospitais da Península Ibérica em praticamente todos os indicadores", salienta um comunicado do hospital de São João. Assinala ainda que o maior hospital do Norte de Portugal é aquele que trata os doentes mais complexos de todas as unidades avaliadas, "sendo o nível de complexidade dez por cento acima do grupo de comparação". Apesar disto, as taxas de mortalidade e readmissões” são significativamente melhores que o padrão", afirma o texto. No que concerne aos indicadores de eficiência, o hospital demonstra este ano uma evolução mais favorável do que em 2007, "em particular na gestão dos tempos de internamento". O estudo revelou "um significativo aumento global da actividade, bons indicadores de mortalidade, um crescimento substancial da actividade cirúrgica em ambulatório e taxas de readmissões mais baixas do que a média dos hospitais em análise". Para este estudo foram analisados 22 hospitais universitários da Península Ibérica, 21 dos quais espanhóis, com cerca de mil camas, uma média de 35 mil altas/ano. (Público, 17.12.08)

Fonte: http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1353258

Parabéns a todos os que trabalham no Hospital de S. João. Ainda que nem todas as pessoas possam pensar o mesmo (pelas experiências menos positivas que tiveram neste grande hospital), temos mais um motivo para termos orgulho no nosso país e na cidade do Porto.

1 comentário:

Mara disse...

Outrora assisti a uma palestra na escola cujo o tema era sobre a evolução tecnológica e onde posteriormente o orador falou no hospital S.João do Porto, evidenciando que as médias para o seu acesso era dos mais altos uma vez que este possuia o melhor estabelecimento a nivel europeu!
A verdade é que as experiÊncias negativas irão acontecer sempre, penso que é inevitável ,infelizmente, mas um hospital que é reconhecido pelo seu prestígio é de dar valor pelos "visitantes" e devemos confiar mais nos seus profissionais.