sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Portugal pode aumentar captura de carapau, bacalhau e pescada


Jaime Silva satisfeito com acordo sobre quotas de pesca para 2009

Os ministros das Pescas da União Europeia chegaram hoje em Bruxelas a acordo sobre as possibilidades de pesca para 2009. Jaime Silva declarou-se estar “satisfeito” com o entendimento, que diz acautelar as principais preocupações dos armadores portugueses.

“Os armadores portugueses dar-vos-ão a opinião deles, mas eu penso que a grande preocupação deles, que era o carapau, e sobretudo a [proposta original da Comissão Europeia de] separação da zona em que pescávamos em duas zonas”, afirmou o ministro, garantindo que sai tranquilo de Bruxelas. “Penso que eles também estarão satisfeitos”.

Jaime Silva falava no final de uma reunião de dois dias dos ministros das Pescas dos 27 que fixou os totais admissíveis de captura (TAC) para 2009 e as quotas de cada Estado-membro.

Ontem, no primeiro dia de Conselho de Ministros das Pescas, Portugal já vira atendidas as principais “inquietações” com que partida para as negociações, ao manter a quota de carapau – e a sua zona tradicional de pesca – e aumentar as de bacalhau e pescada.

O compromisso final contempla a manutenção da quota de carapau (26 mil toneladas), quando Bruxelas propunha inicialmente uma redução de 38,7 por cento, e a manutenção da zona tradicional de pesca, tendo a Comissão recuado também na sua ideia original de unir duas zonas que colocaria em concorrência directa as frotas portuguesa e espanhola.

Relativamente às quotas de bacalhau, Portugal terá um aumento de quota no bacalhau da Noruega na ordem dos 13 por cento (para 2605 toneladas) e de 22 por cento no bacalhau de Svalbard (para 1897 toneladas).

Também ontem, Portugal garantiu o aumento de 15 por cento da quota de pescada, para 2420 toneladas.

Jaime Silva destacou ainda o facto de a prevista redução de 25 por cento na quota de tamboril ser se apenas dez por cento (para as 292 toneladas) e de a Comissão Europeia se ter comprometido a elaborar um plano de recuperação desta espécie, como Portugal reclamava, para entrar em vigor em 2010.

À margem da questão das quotas, Jaime Silva afirmou-se também satisfeito por “receber os elogios da Comissão relativamente à atitude de Portugal face à pesca ilegal e face ao barco de bandeira panamiana que atracou no porto de Aveiro”, e que será passado para um estaleiro em Portugal para abate. “A Comissão agradeceu a Portugal por dar o exemplo, ainda antes da entrada em vigor do regulamento da pesca ilegal não regulamentada”, só aplicável em 2010. (Público)

Fonte: http://economia.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1353696&idCanal=57


Aparentemente boas notícias para os pescadores portugueses!

Sem comentários: