sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Eric Pridz vs Pink Floyd- Proper education

Este vídeo é uma sugestão da Mara do 12º H.


"Proper Education" é um remix criado pelo DJ e produtor sueco Eric Prydz. A canção original dos PinK Floyd , "Another Brick in the Wall, Part II", foi remisturada para criar esta canção.


O vídeo para esta canção inclui adolescentes que entre algumas aventuras muito radicais, vão desenvolvendo acções ecológicas (autênticas operações relâmpago clandestinas) com vista à poupança de energia e de água, nomeadamente substituíndo lâmpadas incandescentes por lâmpadas económicas, desligando televisões, colocando tijolos em autoclismos, etc. Uma forma radical de consciencializar os jovens que é preciso mudar de atitudes e salvar o Planeta.






A canção " Another Brick in the Wall - Part II", dos Pink Floyd, foi muito importante para mim no meu tempo da adolescência, até porque nessa altura era claramente o meu grupo favorito . Nessa época ouvia esta canção até, quase, à exaustão. A canção representava a rebeldia própria dos adolescentes, que pretendiam mais liberdade, mais autonomia. Hoje, passados tantos anos, já professor, olho para esta canção com algum distanciamento, reconhecendo-lhe alguma demagogia ("We don't need no education"), embora permaneça (positivamente) um símbolo da rebeldia, própria da adolescência e a juventude.

Será que "Nós não precisamos de educação" para salvar o Planeta?


P.S.: sempre que quiserem dar alguma sugestão de vídeos (musicais, de filmes ou de outra natureza) para postar neste blogue ou de temas geográficos (ou de outra natureza), que vos interessem, ou publicar pequenos trabalhos vossos neste blogue, enviem as vossas propostas para o meu mail. Serão analisadas e se tiverem qualidade e forem pertinentes, serão publicados logo que que eu tenha disponibilidade.

1 comentário:

Mara disse...

Pink Floyd é dos nomes mais influentes da história da música!
The Dark Side of the Moon , Wish You Were Here (a minha música preferida desta banda), Animals e The Wall foram estes os grandes Êxitos que levaram ao auge das suas carreiras.
Com Roger Waters no "comando" o album THE WALL, fez a maravilha na altura da sua "erupção" com a música Another Brick in the wall.
Encontrando-se nos anos 60/70, vivendo-se uma crise universitária, levando a práticas de terrorismo.
E como é visivel no video(original) a imagem caricáta do professor retratando a educação e o papel dos professores no Ocidente.
A letra tal como foi referido pelo professor exprime o sentimento de que a escola é um lugar de pressão , nao precisando (nós) de educação- "professores deixem as crianças em paz".
O ataque é à escola, ao professor, mas acima de tudo o ataque é aquilo que o professor representa nas sociedades modernas: o formador da comunidade política. Tornando-se assim um ataque há própria comunidade política.
Ao que parece esta "luta" entranhou-se na politica educacional há 25 anos e ainda hoje está presente nos países ocidentais, principalmente em Portugal.
Há a convicção de que os professores não passam de uns sádicos incompetentes, uns incapazes.
We don't need no education / We dont need no thought control / No dark sarcasm in the classroom / Teachers leave them kids alone / Hey! Teachers! Leave them kids alone!
É talvez por isto que a senhora ministra não acha muito preocupante a violência contra professores.

Esta nova versão da música alucida os jovens em geral a criarem hábitos economizadores ambientais. Afinal é nos jovens que está presente a chave do futuro.
Penso que consciencializados estamos todos, relativamente a estes problemas, a maior dificuldade é interiorizar e pôr em prática os ensinamentos!!!

Desde já agradeço a bondade do professor por expôr este video .

:D