quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Epidemia de cólera já matou 473 pessoas no Zimbabwe desde Agosto


A epidemia de cólera já fez 473 mortos no Zimbabwe desde o seu aparecimento em Agosto, segundo um último balanço da Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado hoje.“Uma grande epidemia de cólera afecta a maior parte das regiões do país, com mais de 11.700 casos e 473 mortos registados de Agosto a 30 de Novembro”, revela a representante da OMS no Zimbabwe, Custodia Mandlhate.O líder da oposição, Morgan Tsvangirai, afirmou ontem que a epidemia fez 500 mortos e atingiu um “nível catastrófico”. O sistema de abastecimento de água falhou na capital, Harare, e em outras cidades, forçando os residentes a beber água de poços e rios contaminados. Ontem o Ministério da Saúde informou que a cólera afecta nove das dez províncias do país. Na Clínica Beatrice Road Infectious Diseases, em Mbare, um funcionário contou que recebem, por dia, oito mortos. Os doentes numa outra clínica, em Budiriro, queixam-se de que não recebem os medicamentos devidos nem os tratamentos adequados.O Governo de Robert Mugabe, 84 anos, diz que o sistema de saúde e a economia entraram em colapso devido às sanções impostas pelas potências ocidentais. Mas os seus opositores sublinham que foi Mugabe, no poder desde a independência britânica em 1980, quem arruinou uma das economias mais promissoras de África.


1 comentário:

Mara disse...

A cólera é uma doença infecciosa aguda, transmissível e perigosa. Caracteriza-se por uma infecção intestinal grave, podendo levar à morte juntamente com desidratação. A bactéria causadora é o vibrião colérico ou Víbrio cholerae, tem forma de vírgula, móvel, que se desenvolve no intestino humano e produz a toxina responsável pela doença.
O agente etiológico da cólera é encontrado nas fezes das pessoas infectadas.

O contágio é directo, pela água e pelos alimentos contaminados. As moscas e outros insectos podem funcionar como vectores mecânicos, transportando a bactéria para a água e para os alimentos.

É URGENTE antibióticos, é importante que a hidratação se inicie o mais rápido possível.
São muito importantes as campanhas educativas de higiene pessoal entre as populações mais carentes.
O Zimbabué deveria expôr este problema numa emergência nacional!

A organização humanitário de Oxford diz que muitos moradores precisam desesperadamente de comida, atendimento médico, água limpa e melhores condições sanitárias e afirma que a crise deve piorar significativamente em Dezembro (como já estão visiveis os resultados).
É sobretudo necessário a prevenção da expansão desta epidemia, infelizmente o Zimbabué não têm recursos para lidar com a situação.
O Zimbábue vive uma crise política desde as eleições realizadas em junho. O partido do presidente Robert Mugabe, o Zanu-PF, e o oposicionista Movimento por Mudança Democrática (MDC, em inglês) não conseguem chegar a um acordo sobre como formar uma coalizão de governo. Mugabe vem sofrendo pressões internacionais devido à crise.


Zimbábue não pode adiar mais este problema se quiser melhorar as condições de seus moradores!!