quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

«Stand by me», ou a paz através da música

O trabalho de Mark Johnson e Johnathan Walls deu frutos em 2008. Em Maio deste ano, o produtor estreou no Tribeca Film Festival (um certame que promove o cinema alternativo norte-americano) um documentário arrojado que arrebatou todos os que o viram, o "Playing For Change: Peace Through Music”. Há um mês, foi criado um canal no YouTube, que rapidamente cativou a atenção de quase um milhão de internautas. Johnson e Walls filmaram por todo o mundo (Nova Orleães, Barcelona, África do Sul, Tibete, etc.), músicos interpretando a célebre música “Stand by me”, sem que estes alguma vez se tivessem encontrado. O objectivo do projecto era demonstrar que a música era capaz de unir as pessoas por uma causa nobre, apesar das suas diferenças culturais. Pouco depois era criada uma fundação para colocar em prática o principio do documentário: construir escolas em todo o mundo, juntar estudantes e inspirar comunidades através da música.
Links:

2 comentários:

Mara disse...

Um clássico de Ben E. King, foi considerada uma das 500 melhores canções de todos os tempos pela Rolling Stones (revista). A interpretação de John Lennon é uma das versões mais famosas.
É bom ver o Mundo unido a cantar uma canção tão mítica, se nos uníssemos todos para cantar uma canção, todos os dias, para esquecer os problemas... E neste caso o objectivo era construir escolas em todo o mundo e é nas ocasiões que a música fáz magia !

alexandra branco 11º j disse...

A musica une toda a gente no mundo!
neste caso fazendo coisas simples por uma causa.
"Quem canta seus males espanta", uma realidade, no qual para muitos deve ser permanente, a tristeza da vida