segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Os Deolinda

Hoje dou o lugar à música popular portuguesa e a um projecto verdadeiramente desconcertante - os Deolinda.
Deolinda é um projecto original de música popular portuguesa inspirado pelo fado e as suas origens tradicionais. Formado em 2006 por 4 jovens músicos com experiências musicais diversas (jazz, música clássica, música étnica e tradicional), procuram, através do cruzamento das diferentes linguagens e pesquisa musical, recriar uma sonoridade de cariz popular que sirva de base às composições originais do grupo.
"Fado Toninho" é uma canção muito divertida e jucosa, ilustrada por um videoclip com uma estética suburbana.


"Movimento Perpétuo Associativo" é uma canção, sugerida pela Mara da 12ºH num comentário a um post anterior, que também tem muita piada sobre a disponibilidade das pessoas afirmarem a sua cidadania e de intervir activamente nos problemas das sociedade. Muito irónica, não é?

E agora "Fon fon fon"




Para saber mais sobre os Deolinda clica aqui.

3 comentários:

Cátia Cunha disse...

Sim, novamente, grande escolha de músicas - eu pessoalmente, gosto muito deste grupo, até possuo o álbum, e ouço-o tantas vezes que os meus vizinhos já o devem saber de cor.
Gosto especialmente da 2º música que referiu, se bem que, de todo o CD, a música de que mais gosto é "Lisboa não é a cidade perfeita". Há qualquer coisa de inovador neste "fado", qualquer coisa cativante...

Mara disse...

Muito obrigada professor, por este seu prórpio "movimento" !
Deolinda são de facto para mim uma das melhores revelações portuguesas nos ultimos tempos. Têm letras que descodificam o nosso lado português como a "Canção ao lado" e até este próprio "Fado tontinho..." .
Julgo que todos os alunos do 12ºH conhecem este jovens artistas, pois passo muitas vezes parte do meu tempo a cantarolar o "FON FON FON" EHEHEH.


Para quem nao sabe decorre uma petição , em que querem tornar esta música dos Deolinda no próximo Hino Nacional, substituindo A Portuguesa.
aqui deixo a noticia:

"E se o hino nacional fosse... dos Deolinda?

Petição na internet é um sucesso. Mais de mil signatários (para já) querem ver "Movimento Perpétuo Associativo" substituir "A Portuguesa". Chega de heróis do mar?

A petição já está há algum tempo na internet mas hoje ganhou novo fôlego. Esta manhã no programa Manhãs da 3, da Antena 3, com os portugueses Deolinda como convidados, o apresentador Nuno Markl ter-se-á juntado à causa e, com a divulgação pública, o número de signatários já passou a barreira das quatro centenas e continua a crescer.

Em causa, lê-se em petiçao.com.pt/hino-deolinda , está a pujança do tema do álbum de estreia Canção ao Lado , "Movimento Perpétuo Associativo" - que banda apresenta e entoa como hino de facto nas actuações - face à alegada desactualização d' "A Portuguesa" escrita no final do século XIX por Henriques Lopes de Mendonça e musicada por Alfredo Keil.

"Porque o tempo dos 'heróis do mar' já lá vai há muito... Porque não somos actualmente nem 'nobre povo', nem 'nação valente'... (...) Porque é preciso um 'murro no estômago' para acordarmos do estado de latência a que chegámos... (...) Porque qualquer nação que queira evoluir tem de ter uma noção clara e consciente dos seus males e dos seus vícios mais negativos;", escrevem os peticionários, sugere-se a letra de Pedro da Silva Martins.

O apoio de Nuno Markl é inequívoco: "Isto não tem a ver com querermos mesmo que os futebolistas passem a cantar o Movimento Perpétuo Associativo antes dos jogos (embora, pessoalmente, isso me pareça extremamente divertido). Tem a ver com Portugal ter o sentido de humor e auto-paródia capaz de fazer de nós, portugueses, pessoas melhores e mais evoluídas", refere no seu blogue .

A partir das 4000 assinaturas o documento será entregue na Assembleia da República. "

(in blitz)


Sinceramente não sou a favor desta petição, porque o nosso hino tem história apesar de não caracterizar a sociedade de agora, tal como faz esta canção dos Deolinda, gosto da forma como a Portuguesa eleva a nossa bandeira e demonstra o quão foram importantes os nossos "guerreiros" na luta pela pátria em outros tempos.

Mais uma vez obrigada ao professor por divulgar a música que se faz neste país ... afinal ainda se fazem coisas boas!!!

Suzy Conceição disse...

De facto uma boa escolha,este grupo realmente foi uma revelação este ano.
E penso que surpreendeu todos pela positiva.
Apesar de ser fado tem outras misturas,que atraiem os jovens,o que é muito bom para a nossa cultura. Porque o Fado está inserido na cultura Portuguesa.
Quem não conhece a Amália Rodrigues, a grande fadista que deu o fado a conhecer a muita gente espalhada por todo o mundo!
A Marisa que ja percorreu o Mundo inteiro com os seus fados lindíssimos!
Deveriamos de ter orgulho nos grandes artistas que temos e que já tivemos nacionais!
O grupo "Os Deolinda" estão de parabéns por este projecto inovador...