sábado, 25 de outubro de 2008

Epidemia de cólera mata 201 pessoas na Guiné-Bissau


A epidemia de cólera que há cinco meses afecta a Guiné-Bissau já infectou 12.225 pessoas e matou 201, segundo os números oficiais, temendo os trabalhadores das organizações humanitárias que o problema tenda a agravar-se, pois todos os meses estão a aparecer mais de mil pessoas infectadas só na área da capital, Bissau - quanto ao interior, nem sempre existem dados seguros, dadas as dificuldades de circulação. As agências das Nações Unidas que actuam no país receiam que os grandes ajuntamentos que se irão verificar durante a campanha para as legislativas de 16 de Novembro possam disseminar ainda mais a chamada "doença das mãos sujas", que se pode propagar por meio de água contaminada que seja bebida ou utilizada para cozinhar. No ano de 2005 ficaram infectadas 25.000 guineenses e morreram mais de 400, sendo o problema mais comum durante a época das chuvas, que vai de Maio a Novembro. O país, quase completamente desprovido de infra-estruturas, não tem conseguido fazer diminuir os surtos de cólera, ao contrário do que acontece em outros Estados africanos, como o Senegal, o Mali, o Níger e o Benim.Na cidade de Bissau, onde quase nunca há electricidade e os pavimentos se encontram em muito mau estado, só um quinto da população é que tem acesso a água corrente; e mesmo assim não muito apropriada para se beber, segundo destacou a Unicef. Além disso, certos ritos fúnebres, nos quais os parentes bebem a água utilizada para lavar o cadáver do defunto, também poderão ajudar a propagar os casos de cólera, com diarreias agudas e eventual paragem dos rins. As Nações Unidas já gastaram um milhão de dólares (786.000 euros) para tentar controlar este problema, mas ainda não o conseguiram, devido à falta de saneamento básico, num território de milhão e meio de habitantes onde a esperança de vida não chega sequer aos 48 anos e onde, para além da cólera, também se sofre de febre tifóide, malária, febre amarela e outras doenças infecciosas.

1 comentário:

MariaCosta disse...

A propagaçao da c´lera é bastante preocupante, pois propaga.se de uma forma muito rapida e sem que consigamos perceber.
O estado de degradaçao de um país como a Guiné, só facilita ainda mais esta propagaçao, como a escassez de água propria para consumo (potável) e alguns ritos como esse citado da ingestao da agua depois da mesma ter lavado o corpo de um parente.
Os países afectados pela cólera sao os que ou têm mais aglumerado populacional, o que facilita a sua propagaçao, ou têm fracas condiçoes de vida, os mais afectados, sao eles, nomeadamente, o Brasil, o México, a Índia, a China, a Rússia, Africa do Sul, a Venezuela, o Perú, Tanzânia, Nigéria e outro países em vias de desenvolvimento do continente africano.
É importante salientar que, as boas condiçoes de vida estao directamente ligadas a esta doença, visto que esta se propaga por meios como a água impropria para consumo.