sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Mosquito de Dengue na Madeira


Autoridades não conseguem erradicar o 'Aedes Aegypti '


O mosquito que transmite a febre-amarela e a dengue está instalado na Madeira. O “Aedes Aegypti” chegou ao arquipélago há cerca de três anos. Desconhece-se a origem exacta mas a espécie é oriunda de países africanos e da América do Sul. O combate dura há dois anos e meio e as estratégias a aplicar têm sofrido alterações. O objectivo é aumentar a eficácia. Ainda assim, as autoridades lamentam que não seja possível erradicar o insecto. A população está avisada no sentido de evitar os vasos com água, bidões ou outros recipientes que possam manter as águas paradas. Afinal, esta é uma espécie que gosta de água limpa até dentro de casa, se for possível. Esta espécie tropical é bastante resistente, em África e na América do Sul, com os níveis de Humidade a rondar os 100 por cento e muita chuva, este mosquito consegue sobreviver em folhas de árvores caídas no chão de uma floresta. Entretanto, a Madeira já recebeu armadilhas oriundas do Brasil e em breve chegarão mais vindas de países europeus. Também o Instituto de Medicina Tropical está a colaborar no sentido de descobrir um insecticida eficaz no combate ao “Aedes Aegypti”.

Fonte: SIC online
Esta situação é mais uma consequência do aquecimento global e trata-se de uma verdadeira ameaça para o nosso país que vai aquecendo de ano para ano, começando a atrair as chamadas doenças tropicais.

4 comentários:

Joana Couto disse...

Este mosquito é uma consequência do aquecimento global e a maior parte da culpa deste aquecimento é nossa,dos humanos. Para tal não se agravar, devemos proteger mais o nosso ambiente, comprando produtos bilógicos e não comprando produtos com CFC's,etc..
É verdade que este mosquito é muito perigoso,provocando até a morte e é nestes momentos em que ficamos preocupados com a nossa saúde que devemos pensar nas coisas más que fazemos ao ambiente e que o aquecimento global é uma consequência dos nossos próprios actos.

MariaCosta disse...

Mais uma consequência do aquecimento global , desta vez no nosso país.
O mosquito da dengue estar na Madeira é só mais uma prova de como o aquecimento global se esta a alastrar a todo o planeta, e Portugal nao sai ileso.
Medidas estao a ser tomadas para a populaçao nao corra riscos, mas nenhuma destas medidas provoca o desaparecimento do insecto como acima é referido.
Estes acontecimentos devem ser vistos em conta, pois este é um mosquito de zonas tropicais que ja se esta a alastrar a países com climas temperados (como Portugal).
O mundo deve abrir os olhos, e aperceber.se que isto sao só pequenos avisos para o que ainda pode vir a acontecer, e se nao parar.mos para pensar nos nossos proprios actos, vao continuar a aparecer fenómenos estranhos que iram prejudicar as populações de todo o mundo.

ClaudiaSilva disse...

O mosquito do dengue é mais uma das graves consequências que estão não só Portugal mas a prejudicar todo o mundo. Parece incrivel como muitas pessoas reagem naturalmete ao aquecimento global. Por vezes pergunto a mim mesma se estas pessoas conhecem bem o conceito de aquecimento global e as consequências que este grave problema pode trazer para nós e para todo o Mundo, pois acho a única resposta possivel para tanta irresponsabilidade das pessoas.
Penso que agora com a chegada deste mosquito ao nosso país as pessoas irão pensar duas vezes antes de ter atitudes irresponsáveis, pois a causa do aquecimento global e o aprecimento deste insecto foi provocada totalmente pelo ser humano e a cada momento que passe este problema vai se tornar cada vez mais grave se as pessoas na sua maioria não tomarem medidas para minorizar o aqueciemnto global.

Cátia Cunha disse...

Apesar das autoridades, em particular a DGS, garantirem que estes mosquitos não são perigosos, por não estarem contaminados com o virús, a verdade é que a situação é alarmante.
Numa altura em que os países desenvolvidos têm tanto com que se preocupar, mais uma doença, em especial a Dengue, ou a malária, doenças especificamente dos países em desenvolvimento, não fazem um cenário nada animador. O aquecimento global está a fazer doenças outrora "extintas" voltarem a surgir, e cada vez mais em lugares onde seria suposto a saúde pública não estar em risco.
Mais um "detalhe" de como o aquecimento global está a afectar a nosso quotidiano.