quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Espanha ponderou invadir Portugal em 1975


A guerra foi uma hipótese em cima da mesa motivada pelo receio de que Lisboa representasse uma nova ameaça comunista.


O último presidente do governo de Franco, Carlos Arias Navarro, chegou mesmo a questionar os EUA se apoiariam Madrid caso houvesse uma guerra na Península Ibérica. A notícia é avançada pelo El Pais que teve acesso a várias transcrições de conversas diplomáticas entre políticos espanhóis e americanos.
Navarro queria que Washington apoiasse a entrada de Espanha na NATO e o governo de Madrid estava preocupado com os acontecimento s em Portugal e com a influência que Moscovo poderia ter no governo de Lisboa.
Portugal poderia representar uma ameaça para Espanha. De acordo com o periódico espanhol, numa reunião em Março de 1975, em Jerusalém, Navarro expôs as suas preocupações ao vice-secretário de Estado norte-americano, Robert Ingersoll, face ao evoluir da situação política em Portugal.
O diplomata americano informou o Secretário de Estado, Henry Kissinger, através de um ofício onde resumiu a posição de Navarro. "Espanha está disposta a liderar a luta anti-comunista se for necessário. É um país forte e próspero. Não quer pedir ajuda, mas confia que terá a compreensão e cooperação dos países amigos que pensam igual", escreveu Ingersoll . (TVnet)


Sem comentários: