segunda-feira, 17 de novembro de 2008

A Guerra Fria

O vídeo que se segue, falado em castelhano, faz uma síntese do período da Guerra Fria. É muito interessante sobretudo para os alunos de Geografia C do 12º ano.


2 comentários:

MariaCosta disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
MariaCosta disse...

Este vídeo está bastante interessante, tendo em conta que fala sobre a matéria que ja demos e onde fala sobre esta bastante bem
Fala-nos da soluçao proposta pelo plano Marshall, e da forte influência norte-americana depois da 2ª Grande Guerra Mundial.
A Guerra Fria nunca acabou por ser mesmo um conflito directo, pois se assim tivesse acontecido, teria sido bastante prejudicial para toda a humanidade.
O facto dos E.U.A. e a antiga União Soviética serem ambos grandes potências, e assim, bastante comparaveis em poder, resultou no receio de ambas as partes de iniciarem um conflito armada, pois dificilmente alguém sairia vencedor.
Em conclusao, a Guerra Fria nao passou de meras ameaças indirectas entre E.U.A. e Uniao Soviética, foi um clima de "prestes guerra" sofrido nao só por estas duas potências mas também em todo o mundo, pois embora nunca tenha sido uma verdadeira guerra, em alguns países chegou mesmo a haver conflitos armados, como por exemplo no Afeganistão e no Vietname.