quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Presidente russo ameaça instalar mísseis próximo da Polónia


As questões geo-estratégicas relacionadas com a política de Defesa estiveram no centro de um longo discurso do Presidente russo Dmitri Medvedev, que, apenas algumas horas após a victória de Barack Obama nas Presidenciais, lançou fortes ataques ao actual posicionamento dos Estados Unidos no Mundo. Medvedev aproveitou a ocasião para responder ao anunciado sistema anti-míssil dos EUA na Europa com um projecto visando a intalação de mísseis russos na região de Kalininegrado.

Na mensagem do seu primeiro discurso do estado da nação, Medvedev anunciou um projecto de Moscovo visando a instalação de um sistema de mísseis Iskander próximo da Polónia.

"A Rússia não se deixará envolver na corrida ao armamento, mas a segurança dos seus cidadãos será bem garantida. Caso seja necessário para neutralizar o sistema de defesa anti-míssil, iremos instalar na região de Kalininegrado o sistema de mísseis Iskander", sublinhou Dmitri Medvedev no Kremlin, perante um milhar de pessoas que receberam a mensagem com um forte aplauso.

De acordo com os primeiros dados avançados esta manhã pelo Presidente Medvedev, os Iskander, mísseis de médio alcance, deverão ser instalados na região russa de Kalininegrado, situada entre a Polónia e a ex-república soviética da Lituânia, no Mar Báltico. Trata-se da resposta russa aos planos americanos para instalarem um escudo anti-míssil na Polónia e República Checa, países membros da NATO que outrora foram satélites soviéticos.

Dmitri Medvedev falou de uma Rússia ameaçada pelo crescimento do poderio militar do Ocidente para afirmar que, "nos últimos anos, a criação de um sistema de defesa anti-míssil e o contínuo alargamento da NATO dão a impressão de que estão a testar a nossa força". (RTP on line)

Sem comentários: