sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Turismo em Portugal

O sector do turismo é um dos mais importantes da economia portuguesa, representando entre 7% e 8% do PIB e absorvendo perto de 10% do emprego. O aumento do número de turistas e a importância estratégica deste sector, traduzida nas receitas que proporciona, na mão-de-obra que ocupa e nos efeitos multiplicadores que induz em várias áreas, tem levado os agentes económicos, perante a concorrência internacional, a adoptar um conjunto de medidas dinamizadoras, especialmente no âmbito da oferta.
Podem considerar-se factores-chave da atracção de Portugal como destino turístico, o agradável clima português e a beleza da sua costa marítima de 1.792 km. Acresce que a paisagem do litoral e do interior, a cultura, os monumentos e locais históricos, o ambiente hospitaleiro, as infra-estruturas para a prática de desportos náuticos e radicais, e sobretudo do golfe, para a realização de grandes eventos, bem como o nível da hotelaria são aspectos importantes na qualidade do turismo em Portugal.
Portugal tem conseguido manter a sua participação a nível mundial, ao contrário do que se verifica com muitos dos seus concorrentes europeus, apesar da emergência de novos destinos que têm afastado os turistas dos mercados tradicionais. O país posicionou-se, em 2004 em 19º lugar no "ranking" dos principais destinos turísticos, com 11,6 milhões de turistas, e na 21ª posição no “ranking” das receitas, com 6,3 mil milhões de euros. Quanto ao número de dormidas de estrangeiros na hotelaria, a evolução no período 2001-2005 não mostra uma tendência crescente, pois houve uma queda entre 2001 e 2002. No entanto, a partir de 2002 a tendência tem sido crescente, chegando a 2005 com 21,7 milhões de dormidas de estrangeiros. Embora se tenha registado um importante evento em 2004 – o campeonato europeu de futebol –, não houve reflexos significativos no número de dormidas na hotelaria, pois o aumento de dormidas incidiu noutro tipo de alojamentos. Não obstante ter havido recentemente uma expansão significativa da capacidade de oferta turística no que respeita aos alojamentos hoteleiros, verificou-se, por outro lado, um movimento no sentido de uma maior diversificação da oferta. É neste contexto que se enquadra o desenvolvimento importante das modalidades de alojamento que compõem o turismo no espaço rural (turismo de habitação, turismo rural e agro-turismo).

A maior parte dos turistas que visitam Portugal são oriundos da Europa Ocidental, particularmente dos países da UE. Os EUA são a mais importante fonte de turistas fora da Europa. Esta situação pode constatar-se através da repartição das dormidas de estrangeiros em 2005, pelos principais países de origem: Reino Unido (30,7%), Alemanha (16,5%), Espanha (11,5%), Países Baixos (6,8%), França (4,7%), Irlanda (3,6%), Itália (3,1%) e EUA (2,6%).

As receitas de turismo têm registado acréscimos nos últimos anos, tendo chegado a 2005 com 6,4 mil milhões de euros, um incremento de 1,1% em relação ao ano anterior. No período 2001-2005 apenas em 2002 e 2003 se registaram ligeiros declínios, relacionados com a situação global que se viveu no turismo nesses anos. Nesse quinquénio, a taxa média de crescimento anual foi de apenas 1,1%, mas no quinquénio 2000-2004 tinha sido de 5,0%.
Os vídeos que se seguem promovem Portugal como um excelente destino turístico. Vale a pena ver algumas das preciosidades naturais e culturais deste nosso país, tão pequeno e tão diverso em paisagens e em património arquitectónico.



Portugal - Turismo de Portugal


Portugal - Romance Eterno



Portugal National Geographic


Que comentário fazem a estas imagens? Será que o Turismo é o futuro de Portugal? Saberão Portugal e os portugueses aproveitar este potencial turístico?

Podem ainda saber um pouco mais sobre o turismo em Portugal visitando os seguintes sites:


http://www.turismodeportugal.pt/Portugu%c3%aas/Pages/Homepage.aspx


http://pt.wikipedia.org/wiki/Turismo_em_Portugal


http://www.visitportugal.com/Cultures/pt-PT/default.html

4 comentários:

MárciaFilipa disse...

O Turismo é uma actividade que promove a própria economia no nosso país.
Na verdade, o nosso país tem tido uma forte aposta no turismo com a construção de hotéis de luxo e não só, muitas vezes em locais mais deprimidos como é o caso de Bragança e também nas zonas que envolvem as regiões do Douro.
Estas construções fazem com que o nosso país se torne cada vez mais atractivo no ponto de vista turístico, atraindo inúmeros estrangeiros ao nosso país.
Portugal oferece dois factores muitos importantes, sol e praia.
Para combater a sazonalidade, tem-se apostado muito no turismo em espaço rural que dinamiza as regiões, a economia da própria região,oferece postos de trabalho e faz com que sejam diminuidas as assimetrias regionais!

Mara disse...

"Primeiro devemos conhecer o nosso meio, primeiro Rio Tinto, Porto, Portugal e assim depois "descobrir" o mundo lá fora, os outros países, as outras culturas, novas pessoas"

Retiro proveito destas palavras sábias de D. Ximenes Belo para inicar o meu comentário.
Sempre fui de acordo com o "primeiro conhecer Portugal e só depois explorar tudo o resto".
Sem dúvida nenhuma que devemos valorizar o que é nosso, somos portugueses e devemos orgulhar-nos disso, podemos não ser uma superpotência porém temos uma História incrivel.
É formidável como Portugal "abraça" tantas pessoas oriundas de outros países que passam por cá para conhecer e enrriquecerem-se a si mesmos. Somos um país fortemente invadidos por emigrantes e viajantes no verão e esta forma de divulgação de Portugal é optima, não só a nivel cultural como também económica.
Muitas vezes penso que nós portugueses não prestigiamos o valor merecido pelo nosso país, e reflicto isso por exemplo em festivais de música portugueses, uma vez que são mais estranjeiros que portugueses (maioritáriamente desses estranjeiros são espanhois). Estes procuram o nosso país devido ao preços, são bem mais baixos!
Portugal deixa assim de ser procurado por apenas pelos
três " F " - Fado, Futebol e Fátima. Passando por sua vez a existir cada vez mais procura por várias músicas bandas / artistas portugueses,pela qualidade do ouro,
a gastronomia, novos craques do futebol e finalmente pelas bonitas paisagens que este país oferece!
Actualmente, e penso que seja devido à propaganda, o crescimento pela procura de Portugal não é só na época balnear, como também no Inverno pois vêm cá passar os três meses desta estação do ano(principalmente ao Algarve), uma vez que o inverno nas suas terras-natal são muito rigorosos.
O turismo de montanha e rural , está a ser intensamente explorado não só por portugueses como também cada vez mais por pessoas vindas de outros países que desfrutam intensamente da natureza.
Temos que apostar no bem e desenvolvimento do nosso país e isso começa em nós mesmos !
Aqui mesmo daria para citar :

"O que é nacional é bom!"

Unknown disse...

O Turismo é uma actividade muito importante para a economia do nosso país e uma forma de promover o reconhecimento de Portugal no estrangeiro.
Desenvolve a nossa economia na medida em que cria emprego, gera outras actividades, complementares, ou não,(efeitos multiplicadores), promove o crescimento economico, etc.

O clima é o factor que mais deve influênciar a escolha dos turistas, mas à parte disso, a nossa história, cultura e gastromia também devem pesar na decisão dos visitantes. Por isso o nosso país é visitado não só no Verão, mas também nas outras estações. No Inverno existe a possibilidade de dar "um saltinho" à Serra da Estrela, no Outono pode aproveitar-se a época das vindimas e conhecer as explorações que também desenvolvem turismo rural, por exemplo.

Tem-se notado um incremento do Turismo em geral, e do turismo rural, em particular, talvez pela importância que a nova PAC dá ao desenvolvimento rural!

Anónimo disse...

De acordo com a Organização Mundial do Turismo, segundo dados de 2006, Portugal é um dos 20 maiores destinos do mundo.

Em 2006 quase 12 milhões de turistas visitaram Portugal. Curiosamente um valor superior à população residente no país ( dado que Portugal tem pouco mais que 10 milhões de habitantes )

Portugal é amplamente reconhecido na Europa pelo Sol, praias,
(turismo balnear )gastronomia e herança cultural e patromonial
(turismo Rural )

O Algarve, no sul de Portugal, é por excelência o ponto turístico de muitos europeus. O clima e a temperatura da água são os principais factores que contribuem para o grande crescimento do turismo nesta região. A maior densidade populacional e de turismo da região concentra-se na costa, mas os antepassados que preenchem uma rica história, assim como belas paisagens no seu interior, também atrai bastante turismo, em locais como na cidade de Silves, São Bartolomeu de Messines, Alcoutim, Monchique, entre outros.

Por seu lado, Lisboa, a capital portuguesa, atrai também muitos turistas quer pela sua História, quer pelos seus monumentos (de destacar o Aqueduto das Águas Livres, a Sé Catedral, a Baixa Pombalina, a Torre de Belém e o Mosteiro dos Jerónimos, quer pela sua contêmporaniedade. Foi Capital Europeia da Cultura em 1994, acolheu a Exposição Mundial de 1998, e vários jogos do Euro 2004. Pontos fortemente turísticos são o Parque das Nações, O castelo de S.Jorge, O Mosteiro dos Jerónimos, a Torre de Belém, o Padrão dos Descobrimentos, os museus de Arte Antiga, dos Coches, e do Azulejo, a fundação Calouste Gulbenkian, o Centro Cultural de Belém e o Teatro Nacional de São Carlos. De destacar também o Oceanário de Lisboa, a diversão nocturna e toda a área envolvente ao recinto do Parque das Nações, e a zona das Docas em Santos e Alcântara.

O Porto é uma cidade que tem vindo a conquistar um lugar de relevo no panorama cultural do País e da Europa, principalmente devido ao surgimento de cruzeiros no Rio Douro, e á popularização das visitas às caves de fermentação do Vinho do Porto. Foi Capital Europeia da Cultura em 2001. A Fundação de Serralves e a Casa da Música são dois pontos de visita obrigatória, assim como a Torre dos Clérigos (tornada ex-libris da cidade) e a Sé. De destacar ainda o Teatro Nacional S. João, os Jardins do Palácio de Cristal, a Ponte D.Luis e toda a zona do centro histórico.

A ilha da Madeira é também um importante pólo de interesse turístico internacional durante todo o ano, tanto pelo seu clima ameno e paisagens exuberantes como pela sua excepcional gastronomia.

Portugal é também um País onde se pratica, além de muitos outros desportos, o Surf. Entre as melhores praias para o desenvolvimento dessa prática desportiva estão o Guincho, Peniche, Ericeira, Carcavelos, São Pedro e São João do Estoril, a Costa da Caparica e São Torpes. A ilha da Madeira e o Algarve também são locais de eleição por turistas estrangeiros e nacionais para a prática de golf.

Em termos de turismo religioso, o ponto turístico mais atractivo quer em termos nacionais, quer internacionais, é o Santuário de Fátima, que se tornou sobejamente conhecido por se tratar de um local de aparições marianas.

Resumidamente, podemos dizer que o turismo ( balnear, rural, etc. ) está presente em todo o território nacional, estando mais acentuado em algumas regiões ( como é o caso da região algarvia )

Telmo Conceição
11º I