terça-feira, 4 de novembro de 2008

Palestra: "A Ética e a Intersubjectividade no Mundo Contemporâneo"


Este post é dirigido, novamente, aos alunos do 11º I.


Gostava que dessem um testemunho relativamente à palestra em que participaram hoje (4/11/08) sobre "A Ética e a Intersubjectividade no Mundo Contemporâneo" dada pelo pelo Dr. Acácio de Castro professor da Universidade Católica. Como não tive a possibilidade de assistir à palestra tenho alguma curiosidade em saber como decorreu.


  • Gostaram?

  • O que é que aprenderam de novo?

  • Até que ponto foi útil para a vossa formação pessoal?

P.S.: esta actividade foi desenvolvida apenas para os alunos do 11ºI, no âmbito do Projecto Curricular de Turma, não estando relacionada directamente com a disciplina de Geografia. Recordo aos meus alunos das outras turmas que sou Director de Turma do 11º I.

Os meus agradecimentos especiais à Professora Manuela Vieira por ter feito os contactos e por ter organizado estas duas palestras dirigidas à turma do 11º I, por proposta do Director de Turma.

2 comentários:

Anónimo disse...

Eu não pertenço à turma do 11º I, mas pelo que ouvi parece que gostaram... ainda me deixaram mais curiosa, para poder assistir à mesma palestra, espero que seja possivel trazer novamente essa palestra à escola, para que a minha turma possa assistir (11º J).

fico a aguardar...

Anónimo disse...

No meu ponto de vista, esta palestra foi muito interessante e vantajosa para nós.
A Palestra foi iniciada pelo Dr. Acácio Castro ( Professor da Universidade Católica ). Este começou por referir que iria abordar duas pessoas : Emmanuel Monsieur e Emmanuel Levinas ( ambos eram franceses ). O Professor leu algumas sinopses do Monsieur e ao longo da leitura fez alguns apanhados. Pelo que ouvi, Monsieur dizia que o homem para ser "pessoa" precisava da comunicação, precisa de comunicar com os outros - o Professor chegou a dizer que quem não comunicasse era deficiente ( isto é no ponto de vista irónico, sabemos perfeitamente que há deficientes que comunicam melhor do que "pessoas" normais)
Depois disto, o Professor sugeriu que se fizesse um intervalo e disse para lhe colocarmos questões.
Como nenhum de nós não perguntou nada, a Dtª Manuela apresentou um exemplo:No Sábado passado na Rua Stª Catarina, eu vi um homem a descascar castanhas para o chão fazendo uma espécie de corredor no chão. De que modo é que isto está relaccionado com o tema ? - disse a Dtª
Na minha opinião, o homem estava a ser irresponsável porque estava a contribuir para o Aquecimento Global entre outras coisas. Aqui vieram acima os conceitos de Responsabilidade e Liberdade ( para sermos livres temos de ser responsáveis). De certa forma isto até é verdade: imaginem que um homem mata alguém. Essa pessoa perde a sua liberdade por completo, porque teve um acto irresponsável.
Seguidamente, uma profª que veio com o Dtº Acácio falou sobre sobre a diferença que existe entre as pessoas, porém esta referiu que nós ( pessoas ) somos únicos, cada um tem a sua qualidade etc...A professora levantou-nos o ânimo uma vez que esta fez-nos rir com as ironias que apresentou. Ainda, a Profª fez connosco uma actividade prática. Pediu-nos apenas para fecharmos os olhos. Começou a andar pela Sala e tocou-nos nas mãos, depois referiu que quando alguém nos toca nas mãos por vezes quer-nos tocar no coração. Eu pessoalmente gostei disto...
Por fim, 15 minutos para o toque, o Professor continuou a Palestra falando do E.Levinas, este era mais velho, era da opinião do Monsieur. Porém ele foi preso e depois morto ( já não me lembro do motivo).
P.S. Gostei imenso desta Palestra visto que foi mais um proveito para a nossa cultura geral, espero que futuramente se realize actividades deste género.