segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Ranking das escolas portuguesas



Num estudo do jornal Público sobre os resultados dos alunos internos nos exames nacionais do ensino secundário da 1ª fase do ano lectivo de 2007/2008, a nossa Escola ficou colocada em 318º lugar no ranking de todas as escolas nacionais, incluindo públicas e privadas (num total de 604 escolas) e em 235º lugar no ranking que incide apenas sobre as escolas públicas portuguesas (num total de 487), com uma média geral de 10,8 valores.


Foi a melhor escola pública do concelho de Gondomar, que inclui ainda as escolas secundárias de Gondomar (320º lugar), S. Pedro da Cova (566º lugar) e Valbom (555º lugar).


Alguns resultados por disciplinas:


Na disciplina de Português, ficou em 243º lugar, com uma média de 10,4; em Matemática A ficou em 332º lugar e com uma média de 13,3; em Biologia e Geologia ficou em 254º lugar com uma média de 10,7; em Física e Química A ficou em 391º lugar com uma média de 8,3; em Geografia A ficou em 310º lugar e com uma média de 10,8; em História A ficou em 153º lugar com uma média de 11,4; em Economia A ficou 162º lugar com uma média de 12,1.




Para saberes mais dados deste estudo do jornal Público clica aqui.



Pontos para reflexão:
  • Que comentário fazem aos resultados obtidos pelos alunos da nossa Escola nos exames nacionais do ensino secundário do ano lectivo anterior?
  • Que devemos todos nós (alunos, professores e pais) fazer para que os resultados dos alunos da nossa Escola melhorem no futuro e para que a Escola fique melhor colocada no ranking das escolas nacionais?

5 comentários:

Diogo Silva disse...

Bem eu não me posso queixar porque tive resultados bem acima da média em todos os exames mas acho que a preparação que tivemos foi bastante adequada tirando por parte de certas professoras simpatiquissimas que todos os alunos gustavam (de nunca mais ver apostaría eu lol), de qulquer das formas acho que é necessário mais tempo de estudo por parte dos alunos agora que vejo na faculdade é ainda mais duro...nós estamos preparados a mentalidade é que fica mais aquém...há bons profissionais e maus como em qualquer local isso não vai mudar a solução passa pela preserverança e ambição dos alunos, sem tirar nem pôr.

Vasco PS disse...

Já não se pode confiar nos estudos do Público. Para que conste a nota mais alta de História A não foi 18,8. Mas pronto...depois no ranking fica tudo mal.

Anónimo disse...

Este assunto foi abordado na aula, e apesar da nossa escola não estar mal colocada na tabela, eu concordo que podiamos fazer muito melhor par tornar a nossa escola numa das melhores da tabela...

Anónimo disse...

Pelo que verifiquei a ESRT ( Escola Secundária de Rio Tinto ) ficou aproximadamente a meio da tabela.

Apesar de não estar mal classificada poderia estar melhor se:
- os alunos tivessem mais aproveitamento nas aulas, isto é, estivessem com mais atenção àquilo que o Professor diz, em vez de andarem na brincadeira ( claro que não estou a falar de todos os alunos, por exemplo, se a média a Português foi de 10,4 significa que uns podem ter tirado 18 e outros 5 ) ;
- alguns E.E. ( Encarregado de Educação )incentivassem os alunos a estudar, alguns nem sequer se preocupam ;
- e até mesmo os próprios professores. Alguns professores não têm a capacidade de Argumentar tão bem como outros.
E quando um aluno "desliga" de uma certa matéria e se os professores virem isso, eles devem pressioná-lo, o que na maior parte das vezes não acontece.

Mudando de assunto....

Não sei se Sabem mas a Escola Secundária do Cerco do Porto, foi a 2ª ( segunda ) pior escola do país ( a pior escola penso que se localiza no distrito de Coimbra, porém as melhores escolas - privadas localizam-se no mesmo distrito )

Voltando ao assundo da escola do Cerco, para essa escola ter ficado em 603ª posição, significa que o ambiente de lá não deve ser bom , isto claro que é na minha opinião
Pelo que sei, esta escola caíu cerca de 200 posições em relação ao ano anterior. Isso aconteceu devido ao facto de as médias nos exames também terem baixado significativamente. Não sei se estou certo, mas penso que a média a Matemática nesta escola não foi além dos 6 valores ( eu considero esta situação no mínimo grave )

Falando agora dos meus resultados, bem, penso que estão a ser relativamente bons, apesar de ainda não ter feito nenhum exame nacional ( no Secundário ).

Espero que futuramente a nossa escola consiga atingir um lugar que se encontre no TOP 100 :)

Telmo Conceição
11ºI

Anónimo disse...

A nossa escola não se pode dizer que ficou muito bem colocada, mas tambem não é mau de todo estar na posição 318 num total de 604 escolals, quer públicas, quer privadas.
Mas a escola poderá fazer muito melhor, mas isso depende dos alunos e tambm dos professores, mas na minha opinião depende mais dos alunos. Podemos ao menos dizer que estamos muito longe de ser considerados uma escola problemática.

Diogo Ferreira nº9 11ºJ